Nos próximos cinco dias, o clima será favorável para a colheita da soja, principalmente nos estados da região Sudeste. O acúmulo de água fica mal distribuído e atinge a média de 20 mm.
Em contrapartida, a chuva deve atrasar os trabalhos em campo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O volume de água deve ser maior em território gaúcho, chegando a 100 mm nos próximos cinco dias. O Pará e o Maranhão também serão impactados com uma quantidade de chuva similar a essa no período.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Na região Centro-Oeste, que já colheu grande parte da oleaginosa, o volume de chuva atinge 50 mm, o que não deve trazer transtorno aos produtores.
Entre os dias 18 e 22 abril, há uma tendência de o tempo se manter firme na região Sul, favorecendo o trabalho em campo. A mesma situação vale para o Sudeste, onde o volume de chuva não deve ultrapassar 40 mm.
Algumas áreas do Matopiba, como as que pertencem ao Piauí e ao Maranhão, podem registrar uma quantidade elevada de chuva, mas a colheita deve seguir em ritmo acelerado.
Confira a previsão do tempo Soja Brasil Jotabasso completa no vídeo acima