O frio vem aí e diversas cidades do Centro-Sul do Brasil podem registrar recorde de temperatura mínima. Entre os dias 18 e 21 de abril, os termômetros podem marcar de 12 °C a 14°C em Porto Alegre (RS). Já Curitiba (PR) pode ter mínimas entre 11 °C e 13 °C.
Nesta quinta-feira (18), uma área de alta pressão ainda vai inibir a formação de nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a maior parte do Paraná. Há possibilidade de geada nas áreas mais altas da Serra Catarinense. No geral, as temperaturas diminuem. E no amanhecer pode haver nevoeiro no norte gaúcho e no nordeste catarinense.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
No Sudeste, o tempo é firme no centro-oeste e na capital de São Paulo,, que também vão sentir as temperaturas mais amenas. No norte de Minas Gerais também não chove, mas faz calor. O deslocamento de uma frente fria próxima à costa da região nesta quinta deve deixar o tempo instável no Rio de Janeiro, com chuva a qualquer momento do dia e volumes acumulados elevados. No Espírito Santo, interior de Minas Gerais e norte paulista, o dia deve ter predomínio de sol e pancadas de chuva a partir da tarde.
“De uma maneira geral vamos ter a diminuição do calor também no Sudeste e em parte do sul de Mato Grosso do Sul”, afirma o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
No Brasil central, há previsão de pancadas isoladas de chuva em grande parte das áreas. Já em Mato Grosso do Sul, o predomínio é de sol, mas chuva fraca aparece à tarde, com diminuição das temperaturas. A mínima prevista para Dourados (MS) é de 15 °C nesta quinta-feira.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando em áreas do extremo norte do país. Há muitas nuvens e chance de chuva a qualquer momento desde o litoral do Maranhão até o Rio Grande do Norte. Esse mesmo cenário deve ser esperado no litoral de Sergipe. O sertão nordestino deve receber pancadas de chuva isoladas.
Só não chove no oeste da Bahia. Já na faixa leste do estado, há muita chuva e risco de altos volumes e transtornos. “Já choveu quase 180 milímetros nas últimas 48 horas, de acordo com o Inmet e ainda podemos ter outros 100 nos próximos dias”, diz Müller.
No Norte, há muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no Acre, oeste do Amazonas, Roraima e Amapá. Já em Rondônia, Pará e Tocantins, o dia começa com sol e deve ter pancadas de chuva isoladas à tarde.