Durante o telejornal Mercado & Companhia desta quarta-feira (17), o diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de São Paulo (Aprosoja-SP), Andrey Rodrigues, falou sobre a expectativa do lançamento da pedra fundamental, em uma cerimônia que será realizada em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) nesta quinta-feira (18), para a construção da sede da associação.
“A gente tem esse sonho desde a fundação da Aprosoja-SP, em 2017. A associação tem se consolidado, crescido, e tem ficado cada vez mais forte”, disse o diretor.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Rodrigues enfatizou que a construção da sede proporcionará um local para os produtores rurais discutirem as demandas do setor.
São Paulo tem ganhado destaque com o plantio de soja, ocupando o 11° lugar entre os maiores produtor do país. De acordo com a Aprosoja-SP, a expectativa para a safra 2023/24 é colher aproximadamente 3,5 milhões de toneladas da oleaginosa.
“O estado vem crescendo em áreas de reformas de pasto e canaviais. Isso vem melhorando bastante o nosso desempenho em área, e também em produtividade”.
Segundo o diretor da Aprosoja-SP, Santa Cruz do Rio Pardo é um dos municípios impactados com a quebra da atual safra de soja, segundo ele, com uma redução significativa de 56%. “O produtor está naquela sinuca: ele vende, ele não paga a conta, ele vai fazer o quê? Ele não consegue plantar de novo”.