Os estados que ainda estão em fase da colheita de soja, como os região Sul e os que têm área no Matopiba, seguem avançando com os trabalhos em campo. Nos próximos cinco dias, o volume de chuva nesses locais não ultrapassa 50 mm.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O ponto de alerta vai para os produtores rurais do Maranhão. Por lá, há possibilidade de chuva acima de 90 mm, devido à ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Chuvas no próximo período
Para o período entre 25 e 29 de abril, a tendência é que a chuva dê uma trégua no Matopiba, favorecendo a colheita da soja.
Mas os produtores do Maranhão e o Pará ainda estarão em risco, por conta de pancadas intensas, que devem somar mais de 200 mm. Isso pode ocorrer especialmente nos municípios paraenses de Paragominas e Santarém, onde o solo com excesso de umidade vai dificultar o trabalho das máquinas em campo.
Pela região Sul, a chuva será mais intensa, principalmente no Rio Grande do Sul: o volume de água deve passar de 100 mm.
Previsão estendida
Entre os dias 30 de abril e 4 de maio, o clima vai ser favorável à colheita de soja na região do Matopiba, principalmente no Maranhão. Ali, o volume de chuva não ultrapassa 30 mm.
No mesmo período, o produtor de soja do Rio Grande do Sul deve ser o mais impactado com a quantidade de chuva, que chega a 150 mm, e novamente diminui o ritmo de colheita da oleaginosa.
Confira a previsão do tempo Soja Brasil Jotabasso completa no vídeo acima.