COMÉRCIO INTERNACIONAL

Turquia aprova importação de novos produtos agrícolas brasileiros

A Turquia é o 13º maior destino das exportações agrícolas brasileiras, com um valor de US$ 2,42 bilhões em 2023

porto de rio grande - agro - exportações - superávit - turquia
Foto: Portos RS/divulgação

Nesta quinta-feira (2), as autoridades sanitárias da Turquia deram luz verde para a importação de gelatina e colágeno não comestíveis, ovoprodutos e vísceras organolépticas destinadas à alimentação animal provenientes do Brasil.

A aprovação vem pouco mais de sessenta dias após a última missão da delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Ancara, na Turquia, onde foram realizadas reuniões para expandir a cooperação e o comércio de produtos agrícolas entre os dois países.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Pedrosa, destacou que essas novas aberturas comerciais refletem a “qualidade e confiabilidade dos produtos agrícolas brasileiros”.

“A abertura simultânea desses três novos mercados marca um ponto de virada nas relações comerciais entre Brasil e Turquia, refletindo o trabalho árduo e a dedicação da equipe técnica do Mapa. Esta conquista é um testemunho da qualidade e da confiabilidade dos produtos agrícolas brasileiros, e destaca a crescente confiança internacional em nosso sistema de controle sanitário. É um grande passo para expandir ainda mais nossas fronteiras comerciais e fortalecer nossa posição no cenário mundial”, disse.

A Turquia é o 13º maior destino das exportações agrícolas brasileiras, com um valor de US$ 2,42 bilhões em 2023.

O complexo da soja, produtos têxteis e café foram alguns dos principais produtos exportados.

Com a inclusão desses três novos mercados, o Brasil atingiu a marca de 34 aberturas comerciais internacionais apenas este ano, sendo um total de 112 novos mercados em 50 países nos últimos 16 meses.