O produtor de soja do Rio Grande do Sul sofreu com perdas expressivas nas duas últimas safras. A atual temporada, que ainda não acabou, marcaria o retorno triunfal dos gaúchos ao posto de vice-líderes no cultivo da oleaginosa. No entanto, as chuvas torrenciais que trouxeram destruição sem precedentes ao estado acabaram com toda a esperança de plena retomada agrícola.
Para ajudar na reconstrução, diversas entidades do agro estão unindo forças. Uma delas é a Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja-RS), que disponibilizou uma chave Pix para receber doações (CNPJ 11.029.749/0001-48).
O presidente da entidade, Ireneu Orth, destacou que a primeira parte dos recursos que já chegaram foram destinados ao combustível das aeronaves que levam medicamentos e outros produtos aos afetados pela calamidade.
“Os recursos arrecadados também terão como destino a reconstrução das moradias dos pequenos produtores. Por isso, pedimos uma ajuda especial aos agricultores de outros estados que estão em situação melhor para que ajudem”.