A semana será mais fria em várias partes do Brasil.
Em São Paulo, uma frente fria vai provocar mudanças significativas no clima, enfraquecendo o bloqueio atmosférico que predominava sobre boa parte do interior do país desde o início do mês.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Na segunda-feira (13), o estado vai registrar um aumento na intensidade dos ventos em algumas regiões, como na Grande São Paulo, Sorocaba, Itapetininga, Limeira, oeste do estado e litoral.
Na terça-feira (14), a frente fria continuará se afastando para alto mar, aumentando a umidade e a chance de chuva no litoral e na capital. O tempo tende a ficar mais fechado e chuvoso no litoral sul e na Baixada Santista.
Em relação à temperatura, o clima mais frio persistirá até quarta-feira (15) na cidade de São Paulo, com máximas que não devem passar dos 24°C. As informações são da Climatempo.
Frio no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, o ingresso de ar polar a partir de segunda-feira vai afastar as nuvens de chuva em grande parte do estado.
Os gaúchos poderão desfrutar de dias ensolarados até quarta-feira (15), com temperaturas baixas ao longo do dia.
Na capital Porto Alegre, a chuva vair diminuir ao longo desta segunda-feira, com previsão de tempo seco e ensolarado nos dias seguintes.
Essas condições climáticas podem representar novos recordes de baixas temperaturas para o ano.
Mato Grosso do Sul
Em Mato Grosso do Sul, o deslocamento da frente fria trará umidade e ar frio para o estado ao longo da semana, com temperaturas reduzidas e possibilidade de chuva em algumas regiões. A expectativa é de nebulosidade e nevoeiros, mas com baixa ocorrência de chuvas expressivas.
Essas alterações no clima refletem os movimentos típicos do outono, com a entrada de massas de ar frio que influenciam diretamente as condições atmosféricas e térmicas em diferentes regiões do país.
Frente fria trará chuva e queda de temperatura
São Paulo:
- Segunda-feira (13): Pré-frontal, sem chuva, mas com rajadas de vento de até 70 km/h na Grande São Paulo, Sorocaba, Itapetininga, Limeira, oeste do estado e litoral.
- Terça-feira (14): Tempo mais fechado e chuvoso no litoral sul e Baixada Santista (40mm em Santos). Sol com aumento da nebulosidade na Grande SP (chuva a qualquer momento), temperatura máxima de 24°C, com 5 a 10mm de chuva no interior e RMSP.
- Quarta-feira (15): Frio em SP, com mínima de 16°C e máxima de 22°C, sem chuva. Litoral com 25 a 23°C e chance de chuva fraca a moderada.
Rio Grande do Sul:
- Segunda-feira (13): Sol em quase todo o estado, com chuva fraca a moderada na madrugada e manhã na Grande Porto Alegre (15mm no total).
- Terça e quarta-feira (14 e 15): Tempo seco com sol na maior parte do dia. Quinta-feira (16): Volta da chuva.
- Temperaturas: Segunda: 15°C a 19°C. Terça: 11°C a 16°C (com chance de novo recorde duplo de temperatura). Quarta: Mínima de 8°C (a mais fria do ano até agora) e máxima de 15°C (novo recorde possível).
Mato Grosso do Sul:
- Segunda-feira (13): Muita nebulosidade no sudoeste com chuva a qualquer momento (Ponta Porã). Sol e pancadas de chuva isoladas no fim da tarde no oeste (com volumes baixos). Sol e tempo firme em Campo Grande e demais áreas.
- Terça-feira (14): Ar polar e umidade se espalham pelo estado, com muitas nuvens e nevoeiros, mas pouca chuva (pode chuviscar na fronteira com o Paraguai). Queda nas temperaturas.