DEVAGAR

Café: ritmo lento de colheita limita oferta e preços reagem

Apesar do clima seco, favorável para esta fase inicial de trabalhos, a colheita soma entre 5% e 10% nas principais áreas do arábica

café
Foto: CNA

Após recuar fortemente no início de maio, os preços domésticos do café vêm reagindo nesta segunda quinzena.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), são poucos os lotes que têm entrado no mercado spot, sobretudo de arábica, em meio ao ritmo ainda lento da colheita dessa variedade na maioria das regiões brasileiras.

Colaboradores consultados pelo Cepea indicam que, apesar do clima seco, favorável para esta fase inicial de trabalhos, a colheita soma entre 5% e 10% da produção esperada nas praças de Graça (SP), da Zona da Mata de Minas Gerais e do noroeste do Paraná.

Ressalta-se que o tamanho pequeno do grão (peneira) até o momento vem preocupando cafeicultores, ainda conforme colaboradores do Cepea.

No Cerrado de Minas Gerais, importante região de arábica, as atividades estão nos estágios mais iniciais, como normalmente acontece, já que essa praça começa a colher um pouco mais tarde que as demais. 

O indicador do café arábica Cepea/Esalq para a saca de bica corrida tipo 6 em São Paulo indica o valor de R$ 1.211,97, reduzindo assim a variação mensal dentro de mês, que já beirou um decréscimo de 10% há poucos dias, para -2,87% no dia 21.