Produtores de arroz e empresas do Rio Grande do Sul cederam novas bombas para auxiliar a drenagem de águas de enchente em cidades como Porto Alegre e Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. No último sábado (25), equipamentos cedidos por meio do projeto Drenar RS entraram em operação na região do aeroporto de Porto Alegre.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) mobilizou os produtores, empresas e técnicos a participar de forma voluntária e se unir no mutirão de ajuda. O objetivo é aumentar a capacidade de bombeamento para fora dos seus diques para que o tempo de drenagem seja reduzido de forma significativa.
A entidade acredita que o setor de arroz com seus sistemas de bombeamentos de flutuantes pode e deve auxiliar nessa ação humanitária. “O setor, através da experiência e dos equipamentos que possui, se prontificou a contribuir com a sociedade gaúcha na drenagem das águas”, disse o presidente da entidade, Alexandre Velho.
O projeto Drenar RS conta com a Federarroz e empresas como WR, InfoSafras, Gebras e Agropecuária Canoa Mirim. O objetivo é utilizar as bombas para drenagem das águas, buscando beneficiar mais de 500 mil desalojados e reduzir o tempo de escoamento das cidades alagadas, por meio de mobilização voluntária de apoio às autoridades locais.
*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.