O leilão de gado de corte, organizado pela Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste) no formato híbrido – presencial e online, acontecerá na próxima sexta-feira (14), às 14h30, no Tatersal da Bahia Farm Show 2024, em espaço exclusivo.
De acordo com a Acrioeste, são mais de 1.200 animais entre bezerros, bezerras, garrotes e novilhas das raças nelores e cruzamentos industriais entre Nelore e raças europeias, serão disponibilizados para os compradores, não só da região Oeste da Bahia, mas de estados vizinhos que buscam qualidade superior e genética de ponta.
Os pecuaristas estão otimistas em função da alta procura de animais para recria e engorda, uma vez que o Ministério de Agricultura e Pecuária tem buscado novos parceiros internacionais para a exportação de proteína animal.
De acordo com o presidente da Acrioeste, Wagner Pamplona, nesta edição espera-se manter 100% de liquidez dos animais ofertados, o que tem refletido na excelência do plantel regional. “Estar inserido na Bahia Farm Show fortalece a nossa pecuária regional e o alto padrão genético do nosso rebanho e reforça a importância do evento. O Leilão Acrioeste se consolidou pela procedência dos animais que são bastante procurados pela sua qualidade”, disse Pamplona.
Para o presidente da Bahia Farm Show 2024 e da Aiba, Odacil Ranzi, o leilão da Acrioeste já está consolidado na programação oficial da feira.
“Trata-se de um momento importante que integra a programação oficial e que contribui para o fortalecimento tanto da feira, como da pecuária baiana. Recebemos pecuaristas de outros estados e isso só reforça a Bahia Farm como um espaço de disseminação de conhecimento, pesquisa e tecnologia do agronegócio como um todo”. Entre as raças que mais se adaptam ao clima e topografia do oeste da Bahia está a Nelore. A região concentra mais de 200 criadores engajados no fortalecimento da pecuária com investimentos constantes no melhoramento genético do rebanho regional, superior a dois milhões e meio de cabeças.
Fórum Canal Rural
Este ano, a feira que é a maior do Norte e Nordeste do Brasil discute no Fórum Canal Rural, o “Uso e monitoramento do Aquífero Urucuia para uma melhor gestão da água”, contextualizando a conservação dos recursos naturais e o potencial de expansão da irrigação no Oeste da Bahia.
O Fórum contará com a participação de instituições e órgãos representativos ambientais do estado e do Brasil, além do produtor Júlio Busato e do professor Everardo Mantovani (UFV).
A apresentação será feita pela jornalista Carla Letícia e mediação pelo diretor de conteúdo do Canal Rural Giovani Ferreira.
Assista ao vivo na terça-feira, dia 11 de junho, a partir das 16h na tela e no YouTube do Canal Rural.
A 18ª edição da Bahia Farm Show, será realizada de 11 a 15 de junho em Luís Eduardo Magalhães.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!