A grande e forte massa de ar seco que instalou sobre o Centro-Sul país continua mantendo a condição de veranico – que é esse calorão fora de época – até pelo menos o dia 20 de junho. O outono vai terminar com temperaturas acima da média em muitos estados dessa região.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens e a ocorrência de chuva na maior parte do Brasil. É essa massa de ar seco que vem mantendo as condições para o veranico observado nos últimos dias.
De acordo com a Climatempo, há tendência de que uma frente fria passe ao longo deste fim de semana pelo Sul, aumentando a condição para a ocorrência de chuva forte no Rio Grande do Sul.
Mas o sistema não terá força para se deslocar pelos demais estados da região e pelo Sudeste. A expectativa é que de uma segunda frente fria avance em meados da próxima semana, entre os dias 21 e 22 de junho, trazendo um pouco mais de umidade para o Centro-Sul.
A pausa nas chuvas permanece como um destaque em boa parte do Brasil. Devido à atuação deste veranico, muitas áreas do país registram temperaturas acima do que seria normal para o mês de junho.
A Climatempo indica que a umidade deve aumentar no Rio Grande do Sul entre o sábado (15) e o domingo (16). Com a entrada de um pouco de ar mais frio, a temperatura deve ter uma ligeira diminuição. Apenas o extremo norte do estado pode ter variação nas máximas nos próximos dias, com limiares de temperatura de 26 °C a 27 °C.