O Sistema CNA/Senar intensificou as entregas de rolos de feno em propriedades rurais prejudicadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Os lotes servirão para que os produtores rurais possam alimentar os animais depois das perdas de solo e de alimentação.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: Siga o Canal Rural no WhatsApp!
As entregas fazem parte do SuperAção Agro Rio Grande do Sul, programa que está disponibilizando R$ 100 milhões em recursos voltados para ações com o objetivo de recuperar a produção agropecuária do estado.
Logística de envio da alimentação
As primeiras carretas saíram de Santa Catarina, chegaram ao município de Soledade e de lá foram distribuídas a outras cidades. No total, serão enviados 3.442 rolos de feno, que equivalem a cerca de 1.600 toneladas.
O transporte foi possível por meio de uma parceria do Sistema CNA/Senar com o Sistema Transporte (CNT/Sest/Senat/ITL), que viabilizou a logística e custeou a ida das carretas com os fenos até o Rio Grande do Sul.
Relatos de pecuaristas
Dalva Flores, o marido e o filho, que vivem da pecuária de leite na região de Agudo, receberam a carga. “Os fenos serão importantes na produção de leite e vão ajudar muito na alimentação do meu rebanho”, diz.
Na propriedade são 24 animais, dos quais 12 em lactação. “Essa ajuda do Senar vai ajudar muito na alimentação e no controle dos animais”, completa o filho Mateus Davi Pfeifer.
Pedro Leopoldo, da Comunidade Canga Quebrada, no município de Fontoura Xavier, revela que terá de recuperar toda sua produção e o feno vem em um bom momento. “No ano passado, voltamos para cá e a chuva lavou tudo. Fico contente com essa ajuda” relata o produtor.
Para o produtor Gilmar da Silva, da Comunidade Picada Silveira, também em Fontoura Xavier, a chegada dos fenos em sua propriedade deu novo ânimo. “Nos dá coragem para continuar a produzir leite de novo”.
A distribuição da alimentação animal será uma das várias ações realizadas para ajudar produtores rurais na recuperação da atividade agropecuária, informa o Sistema CNA/Senar.
*Sob supervisão de Victor Faverin