O inverno chegou para valer em municípios da Região Sul neste final de semana. Ao que tudo indica, os próximos dias serão ainda mais gelados.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: Siga o Canal Rural no WhatsApp!
A serra catarinense, reconhecidamente o lugar mais frio do Brasil, teve neste domingo (30), a menor temperatura do país em 2024 até agora, conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A prefeitura de São Joaquim registrou -7,8°C na região do Caminhos da Neve, às 7 horas da manhã. Já ao meio dia, a sensação térmica chegou a -19ºC.
Em Urupema, a estação meteorológica do município registrou -7,2°C, segundo medição do Epagri Ciram.
Menor temperatura em Porto Alegre
O Inmet registrou a temperatura mínima de 4°C em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na estação meteorológica do Jardim Botânico, na zona leste. Esta foi a menor temperatura em 2024 na capital gaúcha até agora.
O recorde anterior era de 6,7°C, no dia 16 de maio. Um novo recorde de frio poderá ser registrado nesta segunda-feira, 1 de julho.
Recorde de frio em Curitiba
A madrugada deste domingo, 30 de junho, também foi a mais fria do ano até agora em Curitiba. De acordo com o Inmet, os termômetros marcaram 1,7°C.
O recorde anterior era de 5,1°C em 30 de maio. Curitiba foi a capital mais fria do Brasil neste domingo. A tendência é que a madrugada desta segunda-feira seja ainda mais gelada.
Média Brasil
A forte massa de ar frio de origem polar que avançou sobre o Sul do Brasil causou o frio extremo na madrugada e amanhecer deste domingo em parte do Brasil.
Com isso, considerando toda a média, foi o dia mais frio do ano até agora no país, com temperaturas abaixo de 0°C nos três estados da Região Sul.
O Inmet registrou temperatura negativa em 33 municípios brasileiros. O Epagri-Ciram registrou frio abaixo de zero em 20 municípios catarinenses.