PREPARE-SE

Ciclone se afasta do Sul, mas mantém temperaturas baixas; região pode registrar 0 °C

Esse frio deve permanecer até o fim de semana

temperatura
Foto:: Pixabay

O Rio Grande do Sul enfrenta uma intensa onda de frio, registrando seis dias consecutivos de temperaturas negativas. A menor temperatura foi de -1,1 °C em São Joaquim, na Serra Catarinense. Esse frio deve permanecer até o fim de semana, afetando também outras regiões do Sul do Brasil, como o oeste Catarinense e o oeste do Paraná, onde há risco de geada.

Segundo o meteorologista Arthur Müller, a onda de frio é resultado de um ciclone que se afastou para o oceano, mantendo o ar frio na região Sul. A previsão para os próximos dias inclui mínimas de 3 °C a 1 °C, podendo chegar a 0 °C em áreas de fronteira com o Uruguai.

No Sudeste e Centro-Oeste, o ar frio também predomina, com mínimas de 13 °C a 12 °C no Sudeste e de 11 °C a 9 °C no Centro-Oeste, mas sem risco de geada. As temperaturas começam a subir gradativamente na próxima semana.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Em relação às chuvas, o panorama mostra volumes significativos no Norte e Nordeste, e acumulados importantes na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que podem prejudicar os trabalhos em campo. No Sul, os volumes podem chegar a 100 mm em cinco dias.

Müller destaca que as condições climáticas estão impactando negativamente as lavouras de milho e soja no cinturão de grãos dos Estados Unidos, com uma leve melhora nas últimas semanas, mas a previsão de temperaturas elevadas e possíveis furacões pode agravar a situação.

A chuva continua concentrada no Norte e Nordeste, com volumes significativos em algumas regiões, enquanto o Centro-Oeste e Sudeste permanecem com poucas precipitações.