Relatos de morte de gado possivelmente causadas pelo frio intenso estão sendo investigados pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro-MS).
Os agentes do órgão foram enviados nesta sexta-feira (12) aos municípios de Tacuru, Iguatemi e Glória de Dourados para apurar as ocorrências.
Após os relatos das três cidades, a Iagro-MS emitiu uma nota de alerta aos pecuaristas sobre a previsão de baixas temperaturas entre os dias 12 e 14 de julho. “Cuide do seu rebanho e evite prejuízos!”, enfatiza a nota.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A previsão para o período indica temperaturas mínimas entre 5 e 8°C. As condições climáticas previstas são:
- Sábado (13) a Domingo (14): Metade sul do estado deverá enfrentar maior cobertura de nuvens e temperaturas baixas. Nas demais regiões, o predomínio será de sol com variação de nebulosidade.
O Sindicato Rural de Tacuru também está investigando o caso da morte das cabeças de gado. Uma equipe de veterinários será enviada ao local para avaliar a situação.
Os pecuaristas são aconselhados a tomar medidas preventivas para proteger seus rebanhos durante o período de frio intenso, como abrigos ou galpões e aumento da quantidade de ração fornecida na tentativa de aumentar a temperatura corporal do rebanho.