O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (26), que o comunicado conjunto da trilha financeira do G20 destaca o combate à fome e explicita a tributação de super-ricos. Haddad definiu o comunicado, que deve ser divulgado nas próximas horas, como uma “grande vitória” do grupo das 20 maiores economias do mundo, uma vez que as duas últimas presidências temporárias não chegaram a consensos.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Haddad disse, também, que a declaração acata a proposta de reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento, com vistas a torná-los um sistema mais eficiente e aumentar o financiamento a países endividados.
“Nesta reunião, conseguimos consenso em torno da declaração e do comunicado da trilha financeira. É um avanço bastante significativo, realmente superou nossas expectativas iniciais”, disse Haddad.
Declaração tributária
Com relação à declaração tributária, assinada pela presidência brasileira, mas negociada por todos os países, Haddad disse que é preciso agregar conhecimento acadêmico para colocar em prática seus objetivos. Ele disse considerar ser possível concluir essa agenda, rumo a um acordo tributário, de fato, num “futuro próximo”.
AS afirmações foram dadas durante entrevista de encerramento das reuniões do grupo financeiro das 20 maiores economias do globo (G20), que ocorreram esta semana no Rio de Janeiro, sob a presidência do Brasil.