Uma frente fria deve avançar do Sul em direção ao Sudeste no início desta semana. De acordo com a Climatempo, isso põe fim ao ciclo de dias quentes e termina com o bloqueio atmosférico. O período se inicia com temporais em Santa Catarina e chuva forte no Paraná.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A entrada do ar polar na retaguarda do sistema diminui a chuva no Rio Grande do Sul. No entanto, a previsão é de que provoque uma queda mais acentuada na temperatura. A segunda-feira (29) pode começar com geada na Campanha Gaúcha.
Com a virada do vento, a umidade aumenta no sul de Mato Grosso do Sul e no litoral de São Paulo, segundo a Climatempo.
A infiltração marítima ainda provoca aumento da umidade na costa leste do Nordeste neste começo de semana. As pancadas de chuva continuam na costa norte do Brasil, desde o norte do Amazonas até o Amapá.
Previsão do tempo para segunda-feira
Sul
A última segunda do mês tem chance de geada na Campanha Gaúcha e chuva perdendo força, conforme a massa de ar frio e seca avança sobre o Sul em áreas do oeste e sul do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre começa o dia com mais nebulosidade e a condição de chuva vai diminuindo – será um dia mais frio na capital gaúcha. Já Curitiba e Florianópolis têm tempo mais encoberto; pode chover várias vezes com força na capital de Santa Catarina e a temperatura diminui. A Grande Curitiba fica em atenção para chuva no decorrer do dia.
Sudeste
Com o avanço da frente fria, haverá uma virada de vento no decorrer do dia em São Paulo e no Rio de Janeiro. As rajadas de vento aumentam em parte do Sudeste, com a chuva aumentando no sul e leste de São Paulo entre o meio e fim da tarde. Há chance de garoa na capital paulista e chuva mais rápida no sul do Rio de Janeiro à noite.
O tempo ainda fica firme em Minas Gerais e no Espírito Santo, fazendo calor. A umidade segue baixa no interior da região e no norte paulista.
Centro-Oeste
A passagem da frente fria vai aumentar a umidade no extremo sul de Mato Grosso do Sul. O dia tem sol entre nuvens e chance de chuva fraca em vários momentos.
O ar seco ainda vai predominar nas outras áreas da região. Em Campo Grande (MS), ainda faz calor à tarde e o tempo fica firme. Não chove em Goiás, no Distrito Federal, nem em Mato Grosso – em Cuiabá, inclusive, a temperatura dispara, podendo chegar a 39 °C.
Nordeste
Os ventos constantes que sopram do mar contra a costa ainda estimulam muitas nuvens de chuva no leste da região. O dia será abafado, com aberturas de sol e aumento na nebulosidade ao longo do dia.
A chuva pode vir em forma de pancadas desde o litoral norte da Bahia até o litoral do Rio Grande do Norte.
Há chuva fraca no litoral do Maranhão e do Ceará, fazendo calor nas capitais dos dois estados.
O tempo segue seco desde o interior do Pernambuco até o Piauí, com temperaturas bem altas.
Norte
O calor e a alta umidade ainda provocam nuvens carregadas na costa norte do Brasil. A chance de pancadas de chuva é alta em Roraima, com risco de temporal em Boa Vista (RR) . O ar fica abafado e chove de maneira mais irregular em Belém (PA), Manaus (AM) e Macapá (AP).
O tempo fica firme e a temperatura segue alta no Acre, em Rondônia e no Tocantins, com baixa umidade do ar.