De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Bahia atingiu a marca de 10 Gigawatts (GW) de potência outorgada com 342 usinas em operação e um investimento estimado em R$ 50 bilhões.
A estimativa, de acordo com o governo, é que os parques tenham gerado mais de 100 mil empregos.
Os dados constam no Informe Executivo de Energia Eólica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
“Os bons ventos impulsionam o desenvolvimento econômico. Nos primeiros seis meses deste ano, a Bahia foi responsável pela maior geração total de energia elétrica do país, correspondendo a aproximadamente 35% da geração nacional“, afirma Angelo Almeida, secretário da SDE.
Segundo ele, o estado se destacou na expansão da matriz brasileira no mês de julho, com 594,60 Megawatts (MW) de um total de 875,42 MW adicionados, o equivalente a cerca de 68% do aumento total.
“Das 27 usinas que entraram em operação no país, 20 eólicas e solares foram baianas”, completa o secretário da pasta.
Novo parque eólico
Na última quarta-feira (14), a Statkraft inaugurou o Parque Eólico Morro do Cruzeiro, localizado no município de Brotas de Macaúbas, no estado da Bahia.
O empreendimento recebeu um investimento de mais de R$ 600 milhões e é composto por 14 turbinas com capacidade instalada de 79,8 MW.
Além disso, o Morro do Cruzeiro é uma ampliação do Complexo de Brotas de Macaúbas, o primeiro eólico construído no Estado, que completou 12 anos de operação e tem capacidade instalada de 95,2 MW e 312,7 GWh de produção anual.
Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp