As regiões centrais do Brasil, incluindo o Centro-Oeste, Matopiba e interior de Minas Gerais e São Paulo, continuam sob condições de seca intensa e falta de chuvas significativas nos próximos cinco dias. A umidade do solo permanece baixa, impactando negativamente a preparação das lavouras de soja.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Imagens de satélite mostram que o solo continua seco, com previsão de temperaturas elevadas, especialmente durante a tarde, até pelo menos 22 de agosto. As chuvas devem se concentrar nas extremidades do país, como o Norte e o litoral, mas sem impacto significativo nas áreas de produção de soja.
Enquanto isso, no Sul, áreas dos três estados devem registrar pancadas isoladas e volumes de chuva pouco expressivos. Na próxima semana, a chuva avança um pouco sobre São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas ainda sem volumes significativos.
No entanto, uma onda de frio está prevista para chegar ao fim da semana, causando uma queda brusca nas temperaturas, especialmente em cidades do interior gaúcho como Cruz Alta, onde as máximas cairão de 25 °C para 13 °C em apenas dois dias, com mínima de 5 °C.