O Maranhão é o segundo maior produtor da soja do Nordeste, conforme dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No estado, o grão é considerado a principal commodity cultivada. Não é por acaso que a região de Açailândia (MA) receberá a Abertura Nacional do Plantio da Soja 24/25, marcada pelo enfileiramento das plantadeiras no campo, iniciando a semeadura.
De acordo com o presidente da Aprosoja-MA, José Carlos Oliveira de Paula, a soja tem um impacto econômico e social importante para o estado, sendo responsável pela geração de empregos ao longo da cadeia produtiva de soja e grãos, além de agregar valor em diversas regiões.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Principais municípios
Os principais municípios produtores da soja no Maranhão são Balsas, Tasso Fragoso, Carolina, Riachão, Sambaíba, Alto Parnaíba, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Açailândia, Brejo, Chapadinha, Caxias e Grajaú.
“Muitos municípios ao redor dessas regiões também têm se destacado, mas Balsas já se consolidou como o principal centro do agronegócio no estado. Grandes empresas fornecedoras e compradoras de insumos e maquinários estão instaladas na região, facilitando a comercialização dos grãos”, comenta de o presidente.
Além disso, instituições de pesquisa, como a Embrapa, oferecem suporte tecnológico e orientação aos produtores, ajudando a expandir a produção para outras áreas, com novas empresas interessadas em investir.
E a falta de chuva?
Diante da irregularidade nas chuvas, os produtores que iniciam o plantio de soja em outubro enfrentam desafios que podem afetar diretamente a produtividade. A dependência climática torna o início da safra arriscado, especialmente nas microrregiões do Maranhão, onde o plantio se estende de outubro a janeiro.
José Carlos comenta que a variabilidade nas precipitações pode comprometer o desenvolvimento das plantas, impactando o rendimento. A diversificação do ciclo agrícola também exige um planejamento rigoroso para garantir o sucesso da segunda safra.
O vazio sanitário nas primeiras regiões do Maranhão, período em que há a suspensão da plantação da soja, termina em 30 de setembro.
Comercialização
A comercialização da soja também é um grande desafio, já que os produtores frequentemente enfrentam dificuldades para negociar preços justos. A escolha do momento certo para vender é crucial para evitar perdas financeiras, o que pode afetar a capacidade de cobrir os custos de produção.