PARANÁ

Chuva impulsiona o início do plantio da soja na área da Coopavel (PR)

Por outro lado, outras partes do estado ainda aguardam precipitações para começar a semeadura

Close em mãos segurando um punhado de soja
Foto: Roberto Kazuhiko Zito/Embrapa Soja

Após período de seca, a área de abrangência da Cooperativa Coopavel, que atua no oeste e sudoeste do Paraná, recebeu chuvas volumosas no último final de semana, garantindo o início da semeadura da soja.

As precipitações começaram no sábado (14) pela manhã, com 20 milímetros. Durante a noite, a chuva apareceu novamente e no domingo se estendeu ao longo do dia. No acumulado, foram 76 milímetros.

Até o momento, a área plantada chega a 1% e pode chegar a 2% ou 3%. Para este ano, a expectativa é que sejam cultivados 411 mil hectares, ante 405 mil hectares em 2023.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Situação no Paraná

Foto: Pedro Silvestre

No Paraná, a região que inclui o Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Oeste do estado, pôde iniciar o plantio da soja a partir do dia 1º de setembro. Embora o plantio tivesse sinal verde para iniciar, a escassez tem atrasado o início da semeadura.

O presidente da Aprosoja-PR, Eduardo Cassiano, comenta que um número reduzido de produtores começou o plantio na última quinta-feira. Essa decisão foi influenciada pela previsão de chuva, que acabou se confirmando em algumas áreas espalhadas pelo estado. Mesmo assim, a maioria dos produtores segue no aguardo de mais chuvas para garantir condições mais favoráveis para o plantio.

Confira o fim do vazio sanitário nas outras áreas do estado:

  • Paraná:
    • Região 1: 21 de junho a 19 de setembro
    • Região 2: 02 de junho a 31 de agosto
    • Região 3: 22 de junho a 20 de setembro