QUANDO VEM A CHUVA?

Soja: tempo segue seco, mas chuvas devem aliviar o calor em parte do Brasil; confira onde

Expectativa de precipitações podem trazer alívio às lavouras e melhorar as condições para o plantio do grão

Foto: Canal Rural
Foto: Canal Rural

Atualmente, o solo permanece seco em grande parte do Brasil central, na região Nordeste e em algumas áreas do Sudeste. A previsão de chuva para os próximos dias nas áreas produtoras da soja indicam que a umidade deve retornar, especialmente na região Norte.

A distribuição das chuvas em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso será irregular, com precipitações concentradas nas áreas próximas à fronteira com a Bolívia e o Paraguai. Já na região Sul, a expectativa de chuvas está ligada à frente fria que avança entre quarta e quinta-feira, podendo provocar temporais em algumas localidades.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Previsão para outubro

Foto: Canal Rural

O cenário para outubro se mostra otimista entre os dias 6 e 10, com a chuva retornando ao Centro-Oeste e Minas Gerais. Os volumes esperados variam entre 5 e 10 mm, o que ajudará a aliviar as altas temperaturas, especialmente no Triângulo Mineiro e interior do Centro-Oeste, onde os termômetros podem atingir 40°C.

Diante dessas condições climáticas, não é recomendável iniciar a semeadura da safra 2024/2025 na primeira quinzena de outubro. No entanto, a segunda quinzena traz boas perspectivas, com chuvas intensificando-se em Mato Grosso, Rondônia, Goiás e interior de São Paulo e Minas Gerais, com volumes que podem ultrapassar 40 mm. Essa reposição hídrica é essencial para que os produtores comecem os trabalhos no campo com segurança.