FALTA POUCO!

É amanhã! Saiba como acompanhar a Abertura Nacional do Plantio da Soja

Especialistas se reúnem para discutir gestão, sustentabilidade e o futuro do setor agrícola

Fazenda Pau Brasil
Fazenda Pau Brasil

Falta apenas um dia para a Abertura Nacional do Plantio da Soja, que acontece em Açailândia, Maranhão. O evento é um marco para a agricultura do estado, que teve um crescimento de 12% na produção do grão na última safra.

Nesta sexta-feira, 11/10, a Fazenda Pau Brasil abre suas portas para receber todos os interessados a partir das 9h. A entrada é gratuita e ainda é possível se inscrever por meio do formulário disponível.

A cerimônia marca o início ao plantio da soja na região, com o enfileiramento das plantadeiras no campo e discussões relevantes sobre temas cruciais para o setor agrícola. Os tópicos incluem gestão e diversificação, rentabilidade nas propriedades, a consolidação do Matopiba, além dos impactos climáticos nas lavouras.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Painéis informativos

O evento contará com dois painéis informativos. O primeiro aborda a gestão, diversificação e sustentabilidade da soja, com a participação de especialistas como Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial; Bazilio Carlotto, da Coopernorte; e Marcos Fava Neves, da FGV.

Já o segundo painel discute a moratória da soja e a nova lei europeia, com contribuições de Fabricio Rosa e Mauricio Buffon, ambos da Aprosoja Brasil.

Agricultores, estudantes e profissionais do setor estão convidados a participar desse momento de aprendizado e troca de experiências. A Abertura Nacional do Plantio faz parte do Projeto Soja Brasil, uma iniciativa do Canal Rural e da Aprosoja Brasil.

Expectativa

O vice-presidente da Aprosoja Maranhão, Jeziel Oliveira, expressa suas expectativas para a nova safra, destacando fatores que impulsionam o crescimento. “O clima é favorável, com um bom índice pluviométrico. Além disso, estamos aumentando a área plantada, especialmente em terras que antes eram utilizadas para pecuária”, afirma Jeziel.

Com a possibilidade de um fenômeno de La Niña, que tende a favorecer a pluviosidade no Nordeste, os produtores do Maranhão estão otimistas. “Estamos prontos para iniciar o plantio, com a expectativa de uma safra produtiva. Convidamos todos os produtores do Brasil, especialmente de Maranhão, Pará e Piauí, a participar deste evento”, ressalta.

A Abertura Nacional do Plantio da Safra de Soja 2024/25 faz parte do Projeto Soja Brasil, iniciativa do Canal Rural e da Aprosoja Brasil.

Acompanhe pelo link: