Alerta

Cidades baianas têm queda em reservatórios de água

Baixa umidade do ar e falta de chuva provocaram problema em Vitória da Conquista, Belo Campo, Jequié e Guanambi

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Alguns municípios da região sudoeste da Bahia estão há mais de 100 dias sem chuvas e registrando baixa umidade do ar, o que tem causado preocupação com o abastecimento de água por causa dos baixos níveis das barragens. A situação acontece nos municípios de Vitória da Conquista, Belo Campo, Jequié e Guanambi.

A Barragem de Água Fria 2, que tem capacidade de armazenamento de 6,4 bilhões de litros de água e é o principal reservatório que abastece Belo Campo e Vitória da Conquista, está atualmente com 83% de capacidade. Isso representa 5,2 bilhões de litros de água.

Já a usina hidrelétrica do Reservatório da Pedra, localizada no Rio de Contas, está com 52,68% do volume útil.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que considerando o nível médio mensal para o mês de outubro dos últimos dez anos, que é de 33,6% de volume útil, o Reservatório da Pedra se encontra em uma situação confortável em termos de segurança hídrica para a Bacia do Rio de Contas.

Em Guanambi, o ​​reservatório de Ceraíma está com 34,6 milhões de metros cúbicos de água, o que equivale a 68,4% da capacidade total. A cidade está há 161 dias sem chuvas.

A barragem de Ceraíma é usada na irrigação do perímetro irrigado e complementa o abastecimento de água em Guanambi, Candiba, Pindaí, Caetité, Lagoa Real, Rio do Antônio.

A previsão do tempo na Bahia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mostra que a chuva deve chegar gradativamente em algumas regiões a partir de meados da segunda semana de outubro.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!