ÁREAS DA SOJA

Chuvas devem trazer umidade do solo de volta em algumas regiões do país; confira a previsão

Enquanto alguns estados recebem precipitações volumosas, outras regiões, como o Matopiba, ainda necessitam de mais chuvas

Foto: Canal Rural
Foto: Canal Rural

Nesta semana, a umidade do solo deve retornar em várias áreas produtoras da soja em todo o Brasil, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste. Regiões como o leste de Mato Grosso e o norte de Mato Grosso do Sul ainda necessitam de mais chuvas, assim como boa parte do Matopiba.

Nos próximos cinco dias, a previsão é de chuvas entre 20 a 50 mm, o que deve beneficiar as áreas que precisam de umidade e permitir o início da semeadura da safra 2024/25 em praticamente todas as regiões.

Entre os dias 20 e 24, a chuva continuará a impactar o sul, com volumes superiores a 50 mm no norte do Paraná. O estado de Minas Gerais pode registrar chuvas que ultrapassam os 100 mm, enquanto o Triângulo Mineiro e o interior de São Paulo também serão beneficiados.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

O norte de Mato Grosso do Sul e o leste de Mato Grosso devem receber cerca de 50 mm de chuvas, com volumes mais expressivos no centro-sul de Goiás. No Matopiba, a expectativa é de chuvas na faixa de 50 mm, contribuindo para a reposição hídrica essencial para o cultivo.

Além disso, chuvas no centro-sul do Pará estão previstas, embora possam ser mal distribuídas. No entanto, espera-se que os temporais se tornem mais recorrentes, ajudando na umidade do solo.