PREPARE-SE

Chuva superior a 100 mm e termômetros que ultrapassam os 38ºC; veja previsão para a semana

Boletim do Inmet traz projeções de volumes de precipitação e de temperaturas entre 29 de outubro a 4 de novembro

chuva forte e frente fria - guarda-chuva - inmet - chuvas -tempo
Foto: Inmet

A região central do Brasil deve receber grandes acumulados de chuva nesta semana e no início da próxima, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o órgão, os volumes podem ultrapassar os 100 mm em algumas localidades do Amazonas, Mato Grosso, centro-sul de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo (tons de vermelho e rosa no mapa abaixo):

previsão de chuva
Previsão de chuva (29 de outubro a 04 de novembro de 2024). Foto: Reprodução Inmet

Confira a previsão do tempo para as cinco regiões entre esta terça-feira (29) e a próxima segunda (4 de novembro):

Sul

A semana começa com tempo firme em grande parte da Região Sul. Porém, entre quarta (30) e quinta (31), podem ocorrer chuvas isoladas no Paraná e leste de Santa Catarina.

Já a partir do dia 3 de novembro, áreas de instabilidade se intensificam no Paraná e, posteriormente, em Santa Catarina, favorecendo pancadas de chuva com precipitação entre 20 e 70 mm. Contudo, a tendência é de tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul nos próximos dias.

Centro-Oeste e Sudeste

Um canal de umidade associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provocará acumulados significativos na faixa que vai de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, com acumulados entre 30 e 80 mm.

Segundo o Inmet, a partir do dia 2 de novembro, áreas de instabilidade se intensificam e devem provocar pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul e centro-oeste de São Paulo, com volumes que devem ultrapassar os 80 mm (tons de vermelho e rosa).

Já no leste de São Paulo e Rio de Janeiro, áreas de instabilidade podem provocar chuvas de até 40 mm.

Norte

Os acumulados de chuva são esperados principalmente na porção oeste e sul do Amazonas, sul do Tocantins e Rondônia, com volumes entre 30 e 80 mm (tons de verde e amarelo no mapa).

De acordo com o Inmet, em algumas localidades, os acumulados podem ultrapassar 80 mm (tons de vermelho). As áreas mais ao norte, como o Amapá, centro-norte do Pará e partes de Roraima, mostram acumulados menores, abaixo de 10 mm (tons de azul).

Nordeste

A previsão é de tempo quente e seco em grande parte da Região Nordeste, conforme o boletim do Inmet. No entanto, na quinta-feira (31), há tendência de aumento da nebulosidade, especialmente no oeste e sul da Bahia, sul do Piauí e Maranhão, o que pode gerar instabilidades, resultando em pancadas de chuva isoladas.

Além disso, há condições de pancadas de chuva isoladas no litoral da faixa leste do Nordeste, com acumulados que podem superar 20 mm, principalmente no sul da Bahia.

Temperaturas mínimas e máximas

O boletim do Inmet prevê, ainda, temperaturas elevadas em grande parte do Norte e Nordeste do país nos próximos dias. Assim, as máximas podem superar os 38°C em algumas localidades do interior das duas Regiões.

Segundo o órgão, a convergência de umidade entre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil mantém as temperaturas máximas entre 22°C e 28°C ao longo da semana. Em Mato Grosso do Sul, norte de Mato Grosso e Goiás, os termômetros podem registrar valores acima de 30°C, enquanto na Região Sul são previstas máximas entre 22°C e 34°C.

Em áreas do Norte e Nordeste, as máximas podem variar entre 30°C e 38°C, podendo ultrapassar os 38°C em algumas localidades do norte da Região Norte e interior do Nordeste.

No Sul, o Inmet aponta que as temperaturas podem ultrapassar os 30°C na faixa oeste e podem variar entre 22°C e 28°C na faixa leste.

As temperaturas mínimas poderão superar 26°C em áreas da Região Norte, Piauí e Maranhão. Nas Regiões Sul e Sudeste, as mínimas podem variar entre 8°C e 18°C, enquanto no Centro-Oeste as temperaturas mínimas ficarão entre 20°C e 26°C em algumas localidades.