Saiba como o clima irá se comportar em todo o Brasil neste fim de semana:
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Sábado (16)
Sul
Circulação de ventos estimula algumas nuvens de chuva sobre o norte do Paraná e as pancadas podem ocorrer de forma mais irregular à tarde. A infiltração marítima ainda mantém o céu mais encoberto e há chance de chuviscos no litoral de Santa Catarina e do Paraná. Não chove na maior parte do Rio Grande do Sul.
Sudeste
O tempo segue instável em São Paulo, com condições de chuva forte a qualquer momento. Sol e pancadas de chuva no norte e litoral do Espírito Santo, podendo vir com força. O sol aparece com aumento de nuvens e pode chover a qualquer momento entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Centro-Oeste
Nuvens carregadas associadas ao ar quente e úmido ainda provocam temporais entre Goiás e Mato Grosso; o norte de Mato Grosso do Sul segue com tempo mais fechado e chuvoso. Pancadas de chuva à tarde no centro-sul de Mato Grosso do Sul e em parte do interior de Goiás.
Nordeste
Sol, calor e tempo firme no norte da Bahia, Piauí, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e no centro-leste do Maranhão. Chove em forma de pancadas moderadas no litoral e leste da Bahia, no litoral de Alagoas, litoral de Pernambuco e da Paraíba.
Norte
O sol volta a aparecer um pouco mais no centro-norte e litoral do Pará e no sul do Amapá. Chove à tarde em Macapá e Boa Vista. Tempo mais instável no Acre, Amazonas, sul do Pará, em Roraima e no Tocantins.
Domingo (17)
Sul
No domingo, com a aproximação de uma nova frente fria, pancadas de chuva começam a ocorrer a partir da tarde na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. A umidade também aumenta no litoral de Santa Catarina e no leste e norte do Paraná, onde a chuva pode ocorrer mais para o final do dia em forma de pancadas com raios.
Sudeste
A previsão é de períodos com sol e muitas nuvens em grande parte da região sudeste. As pancadas de chuva devem voltar a ocorrer especialmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte no estado de São Paulo, no centro-oeste e no sul de Minas Gerais.
Centro-Oeste
As áreas de instabilidade mais fortes enfraquecem e o Centro-Oeste terá maiores períodos com o sol. Porém, com o calor e a umidade do ar elevada, as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite em todas as áreas, com risco de chuva de moderada a forte intensidade por toda a região.
Nordeste
Sol, calor e o tempo seco no interior do Nordeste. As condições para chuva diminuem no sul do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia. Toda a faixa litorânea, a Zona da Mata e o Agreste, do sul da Bahia até a Paraíba, continuarão com algumas pancadas de chuva intercaladas com períodos de sol.
Norte
As pancadas de chuva continuam frequentes sobre o centro-oeste e sul do Amazonas, no Acre, em Rondônia e no sul do Pará. Nas demais áreas do norte do Brasil, o sol aparece forte na maior parte do dia. Pancadas de chuva podem acontecer no sul do Tocantins e a partir da tarde no norte e leste do Amazonas.