A semeadura da soja no Oeste da Bahia para a safra 2024/25 atingiu 72%, o equivalente a 1,5 milhão de hectares da área total prevista de 2,129 milhões de hectares.
As informações são do último boletim divulgado pelo núcleo de agronegócio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
Segundo o relatório, o ritmo acelerou na última semana devido às condições climáticas favoráveis em todas as regiões monitoradas.
Com isso, muitas propriedades já finalizaram ou estão próximas de concluir o plantio.
Para as próximas semanas, a expectativa é de finalização das atividades em algumas regiões, visto que o clima favorável está garantindo o progresso das operações.
A título de comparação, na safra anterior (2023/24), o plantio no mesmo período atingiu 31,2% de área.
Controle fitossanitário
Apesar do avanço significativo do plantio da soja, o relatório chama atenção para a presença, em áreas pontuais, de pragas em algumas regiões, como percevejos, lagartas e tamanduá-da-soja.
De acordo com a Aiba, o manejo integrado de pragas e um acompanhamento detalhado são essenciais para garantir o desenvolvimento das lavouras.
O boletim afirma ainda que, por enquanto, não há registros de ferrugem asiática na região.
No entanto, os produtores continuam atentos, realizando o monitoramento constante e adotando práticas preventivas para evitar a proliferação do patógeno.
Segundo a entidade, essa situação reflete um cenário de boa organização e preparação por parte dos produtores, que estão se antecipando aos desafios de mais uma nova safra.
Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!