Volumes de chuva muito elevados voltam a ser observados na região Sul. Os acumulados em 24 horas, considerando o período entre o começo da tarde da sexta-feira (6) e o início da tarde deste sábado (7) superaram 150 mm em alguns locais, de acordo com a Climatempo.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Muitas áreas registraram pelo menos 90 mm neste período, o que representa metade da média normal de chuva para o mês de dezembro em algumas localidades. Segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o período de 1991 a 2020, as médias de precipitação para dezembro no Sul variam de 180 mm a 220 mm em grande parte da região.
Acumulados de chuva em 24h
Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Paraná
- 174,4 mm Laranjeiras do Sul
- 149,2 mm Cantagalo
- 107,6 mm Itapecuru
- 100,3 mm Pato Branco
- 102 mm Guarapuava
- 96,3 mm Almirante Tamandaré
- 96,3 mm São José dos Pinhais
- 93,4 mm Foz do Iguaçu
Santa Catarina
- 203 mm Dionísio Cerqueira
- 134,4 mm Lindóia do Sul
- 124 mm Joinville
- 115,0 mm Campo Erê
- 113,6 mm Xaxim
- 111,8 mm Irani
- 107,6 mm Caçador
- 107,6 mm Araquari
- 106 mm Novo Horizonte
- 103,6 mm São Francisco do Sul
Rio Grande do Sul
- 112,8 mm Horizontina
- 97,6 mm Palmeiras das Missões
- 94,6 mm Passo Fundo
- 92 mm Redentora
No Paraná, destaca-se o grande volume de chuva na capital, Curitiba, onde vários locais acumularam mais de 70 mm no período entre aproximadamente 14 horas da sexta e 14 do sábado. Nesse período, os maiores valores foram 86,2 mm na região de Cachoeira; 79,8 mm na região de Umbará; 77,8 mm em São Braz; 77,2 mm em Santa Felicidade; e 72,6 mm em Vista Alegre.
Alerta para muita chuva continua neste domingo
A chuva bastante volumosa neste fim de semana já estava sendo esperada, conforme alertas emitidos anteriormente pela Climatempo.
O deslocamento de uma frente fria pela costa da região Sul, a presença de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a incidência de ventos quentes e úmidos, vindos da região Norte estimularam a formação das nuvens muito carregadas que provocam a chuva forte desde a última sexta-feira,.
Mas o alerta para a chuva volumosa continua valendo para este domingo (8), especialmente para o Paraná e Santa Catarina. Vários áreas paranaense, do norte catarinense e do Vale do Itajaí poderão acumular de 50 mm a 100 mm apenas durante esse dia
A chuva mais volumosa está sendo prevista para o sudoeste e centro-sul do Paraná, onde pode chover até mais de 100 mm ao longo deste domingo. A previsão vale para a região de Foz do Iguaçu.
As regiões metropolitanas de Curitiba e de Florianópolis estão dentro da área de risco de chuva muito volumosa. A quantidade de chuva deve diminuir em Florianópolis na segunda-feira (9), mas em Curitiba o risco de chuva muito volumosa permanece.
No Rio Grande do Sul, ainda pode chover com moderada a forte intensidade em alguns locais do extremo norte do estado, na divisa com Santa Catarina.
Alerta de deslizamento e enxurradas
Nas áreas em laranja no mapa abaixo, o Cemaden considera alto o risco de deslizamento de terra neste domingo, além de quedas de barreira às margens de estradas e rodovias no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense e Grande Curitiba.
O órgão também considera alto o risco de ocorrência de enxurradas, alagamentos generalizados e inundações em pequenas bacias na região serrana, Vale do Itajaí, Sul e Norte Catarinense e na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.