O plantio de soja da safra 2024/25 segue avançando na Argentina, com o progresso variando conforme a região, informou a Bolsa de Cereais e Produtos de Bahía Blanca (BCP). O norte do país lidera a semeadura, com 40% da área já plantada, enquanto no centro o progresso atinge 30%. No sul, o ritmo é mais lento, com 20% das lavouras semeadas, especialmente na província de La Pampa, que concentra uma grande área destinada à soja.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Plantio de soja pelo país
Apesar das condições de solo em algumas regiões, com excesso de água retardando o plantio no centro, o avanço no plantio de soja para a safra 2024/25 é considerado um bom sinal para o setor agrícola da Argentina. O crescimento da atividade de semeadura sugere uma recuperação nas condições agrícolas do país, que enfrentou desafios nos últimos ciclos.
Comparação com a safra de soja anterior
Em comparação com a safra anterior, o ritmo de plantio para a temporada 2024/25 mostra um avanço, embora modesto. No mesmo período da safra 2023/24, o plantio atingia 46% da área de 16,564 milhões de hectares. Este ano, a área destinada à soja foi ampliada para 17,914 milhões de hectares, e o progresso atual já superou o do ano passado, indicando que, apesar de desafios climáticos, o setor agrícola argentino está se recuperando e retomando uma trajetória positiva.