CLIMA NO BRASIL

Chuva que continua forte no Sul se alastra para demais regiões do país; veja previsão de hoje

Acumulados dos dias anteriores traz risco elevado de alagamentos, enxurradas e deslizamentos do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná

A terça-feira (inicia com a região Sul ainda em alerta para grandes volumes de chuva. Nas demais regiões, a chuva deve ser esporádica, com a sensação de abafamento tomando conta do dia. Veja previsão completa para todo o país:

Sul

Nesta terça-feira, as instabilidades persistem, causando muita chuva do extremo norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. Todo o estado de Santa Catarina e o território paranaense devem registrar chuva frequente e volumosa ao longo do dia.

Por conta dos acumulados dos dias anteriores, há risco elevado de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente em áreas de serra e encostas. As temperaturas seguem mais baixas devido à chuva e à massa de ar frio que acompanha a frente fria. Já em Porto Alegre e nas regiões da Campanha, centro e sul do estado, o tempo será ensolarado, com poucas nuvens.

Sudeste

No Sudeste, chove em todo o estado de São Paulo, entre o Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e Zona da Mata, além de no interior do Rio de Janeiro.

A chuva, de fraca a moderada intensidade, ocorre ao longo do dia, mas não está descartada a ocorrência de temporais pontuais na Região Metropolitana de São Paulo e região de Campinas. As temperaturas continuam acima dos 25 °C e, assim, o tempo segue abafado. No norte de Minas e no Espírito Santo, o sol predomina, com alerta para baixa umidade no ar.

Centro-Oeste

A chuva se concentra em Mato Grosso do Sul, extremo sul de Goiás e em áreas do oeste e leste de Mato Grosso. A intensidade varia entre fraca e moderada, com trovoadas, raios e ventos de 30 a 40 km/h.

Contudo, nas demais áreas da região, incluindo as capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília, o tempo segue ensolarado, sem previsão de chuva.

Nordeste

No Nordeste, a chuva se concentra no Maranhão e no leste e sul do Piauí entre fraca e moderada intensidade.

Entre Salvador e Natal, há possibilidade de precipitações passageiras ao fim do dia. Já no sertão nordestino e na Bahia, o tempo segue ensolarado, com máximas acima de 30 °C e umidade abaixo de 30%.

Norte

As instabilidades se concentram no norte e oeste do Amazonas, Acre e interior de Rondônia. Há alerta para temporais em Manaus e Rio Branco.

Em Roraima, a chuva será pontual no sul do estado. No Tocantins, Pará e Amapá, a precipitação é passageira, com sol predominante e sensação de abafado.