A superintendente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Tania Zanella, foi eleita presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), entidade dedicada ao desenvolvimento e fortalecimento do setor no Brasil.
Com cerca de 14 anos dedicados ao fortalecimento do movimento cooperativista, Tania acumula conquistas. No Sistema OCB, foi uma das pioneiras ao ser a primeira mulher a ocupar os cargos de gerente-geral e, posteriormente, de superintendente nacional, posição que assumiu em setembro de 2021.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
“Tania está no IPA para conviver com a diversidade e construir unidade”, destacou Márcio Lopes de Freitas. Em postagem nas redes sociais, o deputado federal Arnaldo Jardim, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), ressaltou que a eleição de Tania é uma conquista do agronegócio e do cooperativismo brasileiro.
Representatividade do IPA
O IPA desempenha um papel estratégico para o setor agropecuário, que representa cerca de 25% do PIB brasileiro e é responsável por 50% de toda a área preservada no país. Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam, ainda, que o agronegócio emprega diretamente 26,8% da força de trabalho nacional.
Além da presidência do IPA, Tania também já foi vice-presidente da mesma entidade, e figura entre as 100 mulheres mais poderosas do agronegócio brasileiro, segundo a revista Forbes, em reconhecimento obtido em 2021.
“Sua trajetória é marcada pelo compromisso de ampliar a presença feminina em posições de liderança. Diariamente, Tania trabalha para promover o ideário cooperativista, fortalecer a solidariedade e fomentar a sustentabilidade no setor”, diz o Sistema OCB, em nota.
Para o presidente do Sistema, Celso Régis, a eleição de Tania representa um marco para o cooperativismo nacional. “Estamos orgulhosos de tê-la no comando de tão importante entidade promotora do ideário cooperativista, da solidariedade, sustentabilidade e prosperidade”, afirmou.