CLIMA INTENSO

Semana reserva chuva de 100 mm, queda de raios e tempo abafado

Início da segunda quinzena de dezembro marca presença de trovoadas e tempo encoberto no país; veja previsão de segunda a sexta

previsão do tempo, chuvas, temporal, chuva, inmet, clima
Foto: Freepik

A segunda quinzena de dezembro inicia e, com ela, o clima fica mais intenso, com chuva forte, trovoadas, queda de raios e, também, tempo abafado. Veja a previsão entre esta segunda-feira (16) e a próxima sexta (20):

Sul

  • Tempo carregado: os ventos do oceano em direção ao continente continuam mantendo o tempo mais carregado entre os litorais do Rio Grande do Sul e do Paraná. Em grande parte da Campanha Gaúcha, região central e metropolitana de Porto Alegre, Serra Gaúcha e Vale do Itajaí, a possibilidade de chuva é mais passageira e isolada, sem previsão para temporais.
  • Chuva de 40 mm: as três capitais da região devem ter registro de chuva pontual. Tempo firme apenas no noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e no interior do Paraná. Em 5 dias, a chuva deve se concentrar na faixa leste gaúcha, catarinense e em todo o estado do Paraná com 40 mm acumulados.
  • Calor: Nas demais áreas do Sul, a tendência é de uma semana mais quente e seca com temperaturas máximas ultrapassando os 30ºC com um volume de chuva entre 5 mm e 10 mm. No geral, o tempo mais firme deve favorecer os trabalhos em campo.

Sudeste

  • Alto risco de transtornos: tempo ainda bem instável em todos os estados do Sudeste. Durante a semana, a chuva cai com intensidade entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda é alto o risco para transtornos, principalmente em áreas de risco. No litoral paulista, o tempo fica um pouco mais carregado. Mesmo assim, a previsão não é de chuva intensa.
  • Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
  • Chuva superior a 100 mm: o tempo fica mais estável apenas no norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. O acumulado de chuva em 5 dias pode passar de 100 mm em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No triângulo mineiro e território paulista, o acumulado da semana fica em, aproximadamente, 40 mm, o que ajuda a manter a boa umidade do solo.

Centro-Oeste

  • Trovoadas, raios e ventania: a chuva se concentra entre o norte de Mato Grosso do Sul e os estados de Goiás e Mato Grosso. Trata-se de precipitação que cai localmente forte, de forma isolada, mas tem potencial para trovoadas, raios e ventania até 60 km por hora. Já a capital Campo Grande deve ter tempo firme, assim como grande parte da região sul, oeste e central de Mato Grosso do Sul.
  • Precipitações acima de 60 mm: semana com chuva se distribuindo ainda nos três estados com acumulados acima de 60 mm, o que ajuda a manter a boa umidade do solo, favorecendo os trabalhos em campo da safra 24/25. No geral o período com mais nebulosidade deve afetar negativamente o desenvolvimento das lavouras em Mato Grosso pela falta de luminosidade.

Nordeste

  • Pancadas fortes de chuva: entre as capitais São Luís, Natal e também Salvador, o tempo fica mais encoberto, com chuva passageira entre a madrugada e o período da manhã por conta da infiltração marítima, ou seja, dos ventos do oceano em direção ao continente. Pancadas pontualmente fortes podem acontecer entre o oeste da Bahia, o extremo sul do Piauí e do Maranhão.
  • Temperatura superior a 33°C e chuva de 70 mm: as temperaturas na região Nordeste seguem em elevação e as máximas passam facilmente dos 33 graus. Em 5 dias a chuva se concentra no centro-oeste baiano, centro-sul piauiense e maranhense com acumulados de 60 mm a 70 mm, o que ajuda a manter a boa umidade do solo.
  • Proximidade do natal deve trazer mais chuva: nas demais áreas da região, a chuva começa a retornar aos poucos, com volumes que não ultrapassam 15 mm, o que contribui para a diminuição do risco para focos de incêndio. A tendência é que conforme a semana do natal for chegando, o volume de chuva aumente em todas as áreas.

Norte

  • Chuva intensa e tempo abafado: estados do Acre, Rondônia, grande parte do Amazonas, sul do Pará e também Tocantins devem registrar chuva com forte intensidade ao longo desta segunda-feira (16), mas, mesmo assim, as temperaturas seguem em elevação e o tempo fica bastante abafado. O tempo é mais estável no norte de Roraima e também em parte do Amapá. Contudo, a chuva acontece de forma mais isolada à tarde.
  • Acumulados de 80 mm: em 5 dias, o volume de chuva na região ganha força, chegando ao centro-norte paraense. Em todos os estados do Norte, o acumulado de chuva na semana será de cerca de 80 mm, o que eleva a umidade do solo nas áreas que ainda precisam avançar com a semeadura da safra 24/25.