Criado pelos humoristas Danilo Gentili, Oscar Filho e Diogo Portugal, o vinho “Putos”, produzido em Portugal, acaba de ter a sua comercialização suspensa pela Justiça de São Paulo.
O motivo: satirizar o rótulo do Château Petrus, bebida francesa cuja garrafa custa mais de R$ 40 mil no Brasil.
De acordo com informação do colunista do UOL Rogério Gentile, a juíza Larissa Tunala considerou que o rótulo “desabona e imita” a marca europeia, associando-a a uma expressão considerada obscena. A decisão determina ainda uma indenização de R$ 50 mil por danos morais.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Para as empresas responsáveis pela distribuição da bebida, a Porto a Porto e Casa Flora, a marca criada pelo trio possui elementos originais, incluindo caricaturas dos humoristas, o que torna impossível a associação indevida por parte dos consumidores, não havendo, assim, concorrência desleal.
“O Putos é destinado a um consumidor de menor poder aquisitivo e que nem sequer conhece a existência do Petrus, cujo acesso é limitado a um grupo muito seleto, com produção extremamente baixa”, diz a defesa.
Vinho pegou ‘carona’
Porém, a magistrada não aceitou a argumentação e apontou que houve “carona” no prestígio da marca Petrus para promover o vinho “Putos”, mesmo com as alterações feitas no rótulo após notificações.
Assim, de acordo com o colunista do UOL, a decisão impede a venda, distribuição e armazenamento de qualquer produto com rótulo semelhante ao do Petrus. As empresas ainda podem recorrer, mas precisam cumprir a sentença imediatamente, sob pena de multa.