CONTEÚDO PATROCINADO

Destaques do Agro 2024 mostra ações executadas pelos produtores no Oeste baiano

Programa especial também ficará disponível no YouTube do Canal Rural

Odacil Ranzi, participa do programa no estúdio ao lado da apresentadora Carla Letícia | Imagem: Guilherme Soares/Canal Rural BA
Odacil Ranzi, participa do programa no estúdio ao lado da apresentadora Carla Letícia | Imagem: Guilherme Soares/Canal Rural BA

Conteúdo Especial

Odacil Ranzi, participa do programa no estúdio ao lado da apresentadora Carla Letícia | Imagem: Guilherme Soares/Canal Rural BA
Odacil Ranzi, participa do programa no estúdio ao lado da apresentadora Carla Letícia | Imagem: Guilherme Soares/Canal Rural BA

O próximo domingo (22) será de retrospectiva do agro baiano na tela do Canal Rural. A emissora exibirá, a partir das 8 da noite, o especial ‘Destaques do Agro 2024’, programa dedicado a apresentar as principais ações e conquistas do setor na Bahia ao longo do ano.

O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o produtor Odacil Ranzi, participa do programa no estúdio ao lado da apresentadora Carla Letícia.

A Aiba é a principal instituição representativa do agro no Oeste da Bahia, região que concentra cerca de 90% da produção agrícola do estado.

“É uma alegria poder dividir com nossos associados, colaboradores, parceiros e todos os produtores do Brasil os resultados que colhemos este ano. Temos orgulho do trabalho feito na Aiba e dos impactos que ele promove em toda a sociedade”, afirma Odacil.

Com projetos idealizados e executados nas mais diversas esferas, como infraestrutura, sustentabilidade e educação, a Aiba reúne cerca de 1.300 produtores baianos, que representam juntos mais de 1 milhão de hectares dedicados à cultura de grãos, fibra e muitos outros produtos.

Ações e projetos

Entre os destaques do programa, estão as obras realizadas pela instituição e parceiros, que pavimentaram cerca de 260 km de estradas na Bahia em 2024.

Pontes também foram construídas e reformadas na região através dos recursos do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro).

Os esforços se refletiram em melhorias no transporte e logística do setor, beneficiando o escoamento da produção agrícola e impactando a qualidade de vida da comunidade local.

Sede da Associação de Irrigantes e Agricultores da Bahia (Aiba) em Barreiras, no Oeste da Bahia
Aiba é principal entidade representativa do agro no Oeste da Bahia | Foto: Marca Comunicação

O alcance da instituição passa ainda pela responsabilidade social e educação, por meio de programas como o Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis) e a Fazenda Modelo Paulo Mizote.

Ambos os projetos promoveram a transformação da vida de milhares de pessoas através do financiamento de projetos e oferecimento de capacitações e cursos profissionalizantes.

“O impacto promovido pelo agro, em nossa região, ultrapassa barreiras graças a união e participação de cada produtor, que é caracterizado pelo seu grande comprometimento e caráter inovador”, ressalta o presidente da Aiba, Odacil Ranzi. 

O programa traz ainda os resultados obtidos ao longo dos últimos quatro anos nos âmbitos da segurança no campo, monitoramento de lavouras e controle fitossanitário e no crescimento da Bahia Farm Show, feira realizada pela Aiba que alcançou recordes de público e negócios em 2024.

A região

O Oeste da Bahia é considerado um dos maiores celeiros produtivos do país, com cerca de 12 milhões de toneladas de grãos produzidas por ano.

A região já alcançou, em diversas temporadas, recorde nacional na produtividade da soja, cultura que é o carro-chefe da área.

Na safra 23/24, a produtividade foi de 63 sacas por hectare, reduzida em relação ao ano anterior por conta dos impactos do fenômeno El Niño.

Mesmo com os desafios climáticos, a constante busca por inovação, técnicas sustentáveis e aplicação de tecnologia fazem com que a produção baiana continue crescendo ano após ano, demonstrando a resiliência e capacidade deste produtor.

Além disso, em 2024, ganhou mais força ainda a diversificação de matrizes produtivas e econômicas no Oeste, que registrou crescimento na fruticultura e na agroindústria, principalmente através da produção de cacau, banana, citros e produtos derivados.

“Temos certeza de que o Oeste da Bahia ainda tem muito a crescer e mostrar para todo o Brasil. Isso já está acontecendo a passos largos”, defende Odacil Ranzi.

Assista o Destaques do Agro 2024 no domingo, dia 22 de dezembro, a partir das 20h, na tela do Canal Rural e no Youtube.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!

Aiba - logo

Aiba

Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia: fomentando o desenvolvimento sustentável do agronegócio baiano