INFRAESTRUTURA

Nova pista da Imigrantes ampliará acesso logístico ao Porto de Santos

Se concretizado, projeto pode ampliar a capacidade de escoamento de cargas e incluirá o maior túnel rodoviário do Brasil

RODOVIA DOS IMIGRANTES
Foto: Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR)

O Governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (10) o projeto para a ampliação do Sistema Anchieta-Imigrantes, principal rota de acesso ao Porto de Santos, estratégico para o escoamento de grãos, carnes e outros produtos agrícolas. A proposta prevê a construção de uma nova pista de descida na Rodovia dos Imigrantes, conectando o Planalto à Baixada Santista. A iniciativa foi autorizada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e busca atender às crescentes demandas do agronegócio e do transporte logístico no Brasil.

Infraestrutura moderna

A nova pista terá 21,5 quilômetros de extensão, sendo 80% composta por túneis, incluindo um túnel de 6 quilômetros, o maior do Brasil. Com duas faixas de rolamento reversíveis, o trecho garantirá maior fluidez para caminhões, ampliando em 145% a capacidade de descida de veículos pesados e em 25% a capacidade geral do sistema.

“Essa obra é essencial para o crescimento do agronegócio e da logística brasileira. Vamos garantir mais eficiência no escoamento de cargas pelo Porto de Santos, vital para exportações agrícolas, além de mais conforto e segurança para os motoristas”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

Conexão estratégica com o Porto de Santos

O traçado começará no km 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), com acesso ao Rodoanel Mário Covas (SP-021), e se conectará no km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão. Essa configuração permitirá acesso rápido às margens Direita e Esquerda do Porto de Santos, atendendo à crescente demanda de exportações agrícolas e industriais.

Tecnologia e segurança para o transporte pesado

Com uma inclinação média de 4%, o novo trajeto garantirá maior segurança para caminhões carregados. Túneis paralelos de emergência, reversibilidade de sentido e uso de estradas de serviço existentes são destaques do projeto, que também prioriza a redução de impactos ambientais.

“Estamos planejando soluções estruturais de longo prazo para melhorar a mobilidade entre o Planalto e a Baixada Santista, essenciais para o escoamento da produção agroindustrial brasileira”, explicou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.

Próximos passos

A Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, já iniciou a elaboração do projeto funcional. Em seguida, serão realizados os projetos básico e executivo, que definirão o cronograma e o custo total da obra, prevista para começar após a conclusão do licenciamento ambiental em 2026.

Com o agronegócio representando boa parte do PIB nacional e o Porto de Santos como o principal ponto de exportação, a nova pista da Imigrantes será um divisor de águas para o setor. A previsão orçamentária para a realização da obra não foi divulgada.