PEQUENOS NEGÓCIOS

Sebrae lança Guia de Tendências para empreendedores

Entre as apostas estão inteligência artificial e integração entre canais online e offline

Homem segurando celular
Guia de Tendências 2025. Foto: Canal Rural

Soluções mais humanizadas para atendimentos aos consumidores. Seja para empreendedores rurais ou urbanos, manter uma empresa em funcionamento e reter clientes não é tarefa fácil. 

Com o intuito de direcionar e fortalecer micro e pequenos negócios, o Sebrae lançou o Guia de Tendências 2025

O material gratuito aborda temas como comportamento do consumidor, marketing, negócios promissores e tecnologia, destacando oportunidades para este e o próximo ano.

Na área de marketing, os destaques ficam para a  inteligência artificial, automação, conteúdos dinâmicos e estratégias omnichannel, que integram canais online e offline como lojas físicas, e-commerce, redes sociais e atendimento ao cliente.

De acordo com o documento, “para 2025 e 2026, o mercado atenderá novas demandas de consumo relacionadas ao estilo de vida e valores dos consumidores. A relação transparente com o público será essencial para as empresas”.

No quesito comportamento do consumidor, o guia apresenta uma sociedade mais conectada, consciente e exigente, com maior foco em desafios sociais e ambientais.

Foco nas gerações

O levantamento também analisa o comportamento das gerações no mercado:

  • Geração Alpha (2013-2025): Fortemente conectada a dispositivos digitais, prefere interações personalizadas e educacionais.
  • Geração Beta (2025-2040): Imersa em realidades aumentadas, busca aprendizado contínuo e sustentabilidade como prioridade.

No campo forças de mercado, os destaques incluem sustentabilidade e tecnologia verde, mobilidade elétrica, conectividade 5G, além de educação e requalificação tecnológica.

As empresas que trabalham com dados têm ganhado relevância, posicionando-se como estratégicas ao oferecer soluções que atendem às demandas específicas dos consumidores.

O guia ainda reforça que o avanço tecnológico deve ser acompanhado de uma relação de confiança e transparência entre marcas e consumidores. 

Com informações da Agência Sebrae de Notícias