Duas mulheres foram autuadas pela Polícia Militar Ambiental por pesca ilegal durante o período de piracema no rio Aguapeí, em Valparaíso, região de Dracena, no interior de São Paulo. Questionadas pelos agentes, elas alegaram que estavam pescando para preparar o almoço.
Os policiais encontraram 0,9 kg de peixes das espécies jurupoca, mandi e tuvira. Após serem pesados, os animais foram devolvidos ao ambiente aquático. As mulheres foram multadas em R$ 1.018 cada, conforme o artigo 34 da Lei Federal nº 9.605/98, combinado com o artigo 35 da Resolução SIMA-05/21.
Além disso, as autoridades apreenderam dois conjuntos de pesca contendo varas de nylon com molinete, carretilha, linha, chumbada e anzol. Todo o material ficará à disposição da Justiça.
A piracema no estado de São Paulo começou em novembro de 2024 e termina em 28 de fevereiro de 2025. Esse período é crucial para a reprodução dos peixes, quando eles se deslocam até as nascentes para desovar. O desrespeito às normas é considerado crime ambiental, sujeito a multas e apreensões.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!