CHUVAS NO MATOPIBA

Nível do Rio São Francisco atinge 7 metros após chuvas na Bahia

Em todo o estado, 14 municípios estão em situação de emergência; em Picos no Piauí, foi decretado Calamidade Pública

Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, após chuvas,
Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia | Foto: Daniel Chaves

Em Bom Jesus da Lapa, na região Oeste da Bahia, e acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE), o nível do Rio São Francisco subiu 7 metros nos últimos dias e alagou ruas e casas no bairro Beira Rio.

Equipes da prefeitura estão auxiliando na retirada das famílias e pertences das áreas de risco. Do alto da Ponte Gersino Coelho, que liga as estradas federais, BR-349 e BR-430, da pra ver o tamanho da cheia do rio.

Em contato com nossa produção, o coordenador da Defesa Civil do município, Léo de Lió, disse que algumas lavouras de mandioca, batata e hortaliças próximas ao leito do rio ficaram submersas, no entanto, segundo ele, a água já começou a baixar.

Bom Jesus da Lapa, Bahia, Alagamentos, chuvas
Bairro Beira Rio em Bom Jesus da Lapa | Foto: Ascom/Prefeitura de Bom Jesus da Lapa

De acordo com a prefeitura, do dia 8 de janeiro até o dia 14, choveu aproximadamente 296 milímetros em Bom Jsus da Lapa.

Em toda a Bahia, a Defesa Civil informou na tarde quinta-feira (16), que 14 municípios estão em Estado de Emergência.

Chuva no Matopiba

Rio Paranaíba, Uruçuí, Piauí, Matopiba
Cheia do Rio Parnaíba em Uruçuí (PI), próximo da divisa com o Maranhão, no dia 15 de janeiro de 2025 | Foto: Netto Fotografia

Também no Matopiba, no Piauí, moradores estão tendo que sair de casa depois da cheia do Rio Parnaíba, em Uruçuí, divisa com o Maranhão.

O município de Picos, com quase 87 mil moradores foi um dos mais afetados pelas chuvas no estado. De acordo com a Defesa Civil, 50 pessoas estão desabrigadas.

Picos, Piauí, chuvas, desastre
Picos foi um dos municípios mais afetados no Piauí | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Diante dos estragos, o prefeito de Picos, decretou estado de calamidade pública.

Em Barreiras, também no Oeste da Bahia, a Defesa Civil informou que até esta tarde, o acumulado de chuvas em janeiro foi de 258 milímetros, um aumento expressivo em comparação com o mesmo período do ano passado que foi de 117 milímetros.

Rio Grande, Barreiras, Bahia, Oeste da Bahia, Matopiba
Rio Grande no trecho urbano da cidade de Barreiras | Foto: Vinicius Ramos/Canal Rural BA

Exemplo disso, é o Rio Grande, que corta a cidade e está bem cheio. Ele deságua no Rio São Francisco e na foz, estava próximo dos 5 metros (4,61 m) até às três da tarde desta quinta-feira (16).

Situação das estradas baianas

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou 23 ocorrências em rodovias baianas em decorrência das chuvas desde o dia 10 de janeiro de 2025.

Deste total, 19 pontos estão com o tráfego restabelecido, 3 com o trânsito liberado em meia pista e um interrompido.

A execução das intervenções também conta com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura.

Na BA-172, próximo à Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia, o grande volume das chuvas fez com que a água invadisse a pista em alguns pontos no último sábado (11).

O nível da água já diminuiu e não houve danos no pavimento. A equipe técnica da Seinfra realiza o monitoramento da situação do trecho. O tráfego de veículos está normal.

Um trecho da BR-101, em Santo Antônio de Jesus, apresentou problemas de erosão e o trânsito estava parcialmente interditado na última quarta-feira (15).

Sobre a situação da rodovia federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), não respondeu o nosso contato até a publicação desta reportagem.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!