PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Bahia reduz desmatamento no Cerrado e planeja ações sustentáveis para 2025

Parceria entre Sema e Aiba foca em preservação ambiental e modelo de desenvolvimento sustentável no Oeste baiano

Cerrado
Foto: Rafael Oliveira/Agência Fapesp

Com o objetivo de fortalecer as ações do “Pacto Pelo Cerrado”, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) traçaram um planejamento conjunto para 2025. O pacto prevê a implementação de ações prioritárias para reduzir o desmatamento ilegal, preservar o bioma Cerrado e criar condições para a transição a um modelo de desenvolvimento sustentável na região.

Em 2024, a Bahia se destacou como o único estado do Matopiba (região que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) a reduzir o desmatamento, além de registrar recordes na produção agropecuária, evidenciando os resultados efetivos do programa.

“Nós temos uma excelente relação com os produtores do Oeste, e isso tem facilitado para ambos os lados. Em vez de adotar apenas medidas repressivas, trabalhamos com a colaboração, inclusive na fiscalização,” afirmou o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins.

O gestor destacou que a Bahia liderou nacionalmente a redução do desmatamento entre os biomas Cerrado e Amazônia Legal, com uma queda expressiva de 63,3% entre agosto de 2023 e julho de 2024. “Essa marca demonstra a seriedade com que tratamos o tema e a importância das parcerias com a sociedade civil,” acrescentou.

O chefe de gabinete da Sema, André Ferraro, ressaltou o papel da tecnologia no fortalecimento das iniciativas do pacto. “Nós e a Aiba estamos sempre buscando a introdução de novas tecnologias para melhorar as ações referentes ao Pacto Pelo Cerrado. Esse foi um dos temas discutidos no encontro,” afirmou.

Moisés Schmidt, presidente da Aiba, destacou a relevância da parceria inédita entre os produtores rurais e o governo estadual, especialmente no Oeste da Bahia.

“Nunca trabalhamos tão próximos como agora. Produtores e governo estão verdadeiramente unidos, somando esforços para enfrentar desafios e buscar soluções que priorizem uma produção mais sustentável, com foco no desenvolvimento econômico e social da Bahia. Esse trabalho conjunto é essencial para garantir o bem-estar da população como um todo,” concluiu Schmidt.

As informações foram divulgadas pelas assessorias de imprensa da Aiba e da Sema.