HORA DA COLHEITA

Maçã de alta qualidade impulsiona safra de mais de 900 mil t no Brasil

O incremento na oferta desta safra é impulsionado pelo tamanho médio superior e ótima coloração do fruto, o terceiro mais consumido no país

maçã gala
Foto: Viviane Zanella/Embrapa

A colheita da maçã começou oficialmente nesta sexta-feira (31), com expectativa de crescimento de 10% na produção em relação ao ciclo anterior. A qualidade superior dos frutos tem sido um diferencial nesta safra, garantindo melhor tamanho, coloração e conservação pós-colheita.

A Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM) projeta que a safra 2024/25 alcance 915 mil toneladas, superando as 832 mil toneladas do último ciclo. Santa Catarina, maior produtor nacional, responde por 50% da oferta brasileira, com destaque para São Joaquim, responsável por 80% da produção estadual.

“Depois daquele ciclo bastante problemático que nós tivemos – o ciclo 2023/24 – onde nós tivemos todo aquele volume extraordinário de chuvas aqui no Sul do Brasil, esse ano, embora a gente ainda não tenha retornado aos nossos patamares médios, em termos de oferta por aproveitamento de frutos, a gente vai ter cerca de 20% a mais frutos do que no último ano”, disse Moisés Lopes de Albuquerque, diretor-executivo da ABMP.

Querida pelos brasileiros

A maçã é a terceira fruta mais consumida do Brasil – banana ocupa a primeira posição e a laranja, a segunda – e conta com mais de 33 mil hectares de pomares, com um potencial produtivo superior a 1,35 milhão de toneladas anuais.