CRIME AMBIENTAL

PRF apreende mais de 3 mil peixes ornamentais em Mato Grosso

Os animais foram retirados de rios amazônicos e armazenados em aproximadamente 20 sacos plásticos

PRF apreende mais de 3 mil peixes ornamentais em Mato Grosso
Foto: PRF/Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 3 mil peixes ornamentais em Sorriso (MT) na última sexta-feira (31). Os animais eram transportados ilegalmente em sacos plásticos e seriam levados para São Paulo.

O flagrante ocorreu durante fiscalização de um veículo na BR-163. Os agentes encontraram cerca de 3,5 mil peixes ornamentais silvestres, retirados de rios amazônicos, armazenados em aproximadamente 20 sacos plásticos.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Apesar de apresentar uma carteira de pescador, o motorista não possuía nenhum documento que comprovasse a origem legal dos peixes.

Vale ressaltar que Mato Grosso estava em período de defeso da pesca, quando a atividade é proibida para garantir a reprodução das espécies e a preservação ambiental. A restrição acabou no dia 31 de janeiro, mesmo dia da ocorrência.

Os peixes seriam levados para São Paulo e o pescador receberia US$ 2 por unidade, o que, segundo a PRF, caracteriza crime de biopirataria. Segundo os policiais, o condutor do veículo já havia sido preso anteriormente pela Polícia Rodoviária Federal por um crime ambiental parecido.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária Civil em Sorriso (MT).