CLIMA NO BRASIL

Semana terá chuva de 150 mm e calor de 40ºC; confira e prepare-se

Informativo do Inmet mostra o volume de precipitação e a temperatura para as cinco regiões do país

chuvas - temporal , temporais
Foto: Unsplash

Semana de muita chuva em quase todo o país. Veja a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) entre os dias 3 e 10 de fevereiro:

Sul

A combinação de calor e umidade favorecerá a formação de instabilidades, com acumulados de chuva acima de 50 mm no Paraná e em Santa Catarina. Em algumas áreas do norte paranaense e oeste catarinense, o volume pode ultrapassar 150 mm (tons em vermelho no mapa abaixo). No sul do Rio Grande do Sul, os acumulados terão menores volume, contudo, as temperaturas estarão elevadas.

Sudeste

A combinação de calor, umidade e instabilidade atmosférica favorecerá as chuvas ao longo da semana em São Paulo e no centro-oeste de Minas Gerais, com acumulados entre 30 e 60 mm, ultrapassando os 80 mm em áreas do leste paulista. No estado e no Triângulo Mineiro, a previsão indica risco de chuva intensa no início dessa semana, com pancadas de chuva que podem ser localmente fortes.

Centro-Oeste

mapa chuva Brasil regiões
Foto: Reprodução Inmet

A combinação de calor, umidade e convergência de umidade favorecerá a persistência de áreas de instabilidade em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no centrooeste de Goiás, com acumulados acima de 60 mm. Em algumas localidades do sudeste e nordeste mato-grossense e norte sul-matogrossense, as chuvas poderão ser mais intensas, ultrapassando os 80 mm.

Nordeste

A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em sua posição mais ao sul favorecerá a precipitação no norte do Nordeste, com acumulados acima de 100 mm previsto para o norte do Maranhão, do Piauí e litoral do Ceará. Durante os próximos dias, o deslocamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) para o continente influenciará a precipitação na região, provocando chuvas em suas bordas, atuando principalmente em algumas áreas do litoral, interior e oeste da região, podendo provocar localmente tempestades com chuvas intensas e ventos fortes.

Norte

As instabilidades associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana no Norte do país, com acumulados acima de 50 mm (tons de verde) em grande parte da região. As chuvas podem superar 80 mm (tons de vermelho a rosa) em áreas pontuais do norte e sudoeste do Amazonas. O posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul provocará acumulados acima de 100 mm no nordeste do Pará e em áreas pontuais do Amapá. Por outro lado, em grande parte de Roraima e noroeste do Pará, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 10 mm (áreas em azul).

Altas temperaturas

Para os próximos dias, temperaturas máximas permanecem elevadas em grande parte das Região Norte e Nordeste com valores entre 26°C e 36°C, podendo ultrapassar 38°C em
algumas localidades do interior do Nordeste.

No Centro-Oeste, a semana inicia com temperaturas máximas mais amenas, variando entre 26°C e 30°C em grande parte da região. No decorrer da semana, as temperaturas devem elevar-se, variando entre 28°C e 34°C, com maiores valores sobre o oeste de Mato Grosso do Sul.

Já no Sudeste, os valores estarão entre 24°C e 34°C, enquanto na Região Sul, uma onda de calor deixará as temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul, com valores previstos entre 30°C e 38°C, podendo ultrapassar 40°C em algumas localidades. Nas demais áreas da região, as máximas irão oscilar entre 22°C e 30°C.

Em grande parte da Região Centro-Oeste, está previsto temperatura máxima entre 26°C e 30°C, com maiores temperaturas previstas para o oeste de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso, onde as máximas podem superar os 34°C.