O café produzido em São Paulo foi incluído no Programa Paulista de Aquisição de Alimentos de Interesse Social (PPAIS) por meio da Secretaria de Agricultura do estado na última semana.
Agora, o poder público estadual pode adquirir o café torrado e moído para abastecimento de suas secretarias e órgãos vinculados – como escolas e hospitais estaduais – diretamente de agricultores familiares por meio de suas cooperativas.
Compra de café
Segundo dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, apenas em 2024, São Paulo comprou R$ 10 milhões do grão para suas unidades.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Agora, com a inclusão do café no PPAIS, as aquisições em 2025 devem ultrapassar o montante do ano anterior e ajudar pequenas lavouras que passam a contar com uma venda garantida com previsão de demanda.
“A inclusão do café nas compras públicas tem como objetivo fortalecer esse grão que faz parte da vida de todos os paulistas e garantir um mercado seguro às pequenas propriedades que se dedicam à cafeicultura”, comenta o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai.
Principal comprador
O Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social é uma ação do Governo do Estado de São Paulo que visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar.
A iniciativa, que em 2024 comprou aproximadamente R$ 21 milhões de agricultores familiares paulistas, faz com que o estado se tornasse o principal adquirente dos produtos da agricultura familiar.