PROJEÇÃO OTIMISTA

Safra 24/25 de soja será de 172 milhões de toneladas, estima consultoria

Ganhos de produtividade de soja no Centro-Norte do país devem compensar as perdas do Centro-Sul

plantio soja - Mapa
Foto: Mapa/divulgação

Lavouras de soja nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná foram visitadas pela consultoria AgResource Brasil entre o final de janeiro e o início de fevereiro. A conclusão: cenário promissor para a safra 2024/25.

“Em Mato Grosso e Goiás, as lavouras apresentaram boa quantidade de vagens e potencial de produtividade recorde”, diz o levantamento da empresa.

Por outro lado, condições de seca afetaram áreas do sul de Mato Grosso do Sul e do Paraná, além de impactar a produção no Rio Grande do Sul. “No entanto, os ganhos de produtividade no Centro-Norte brasileiro devem compensar as perdas no Centro-Sul, garantindo um balanço positivo na produção nacional”.

Produção brasileira de soja

Diante do cenário visto, a AgResource estima a produção brasileira de soja em 172,28 milhões de toneladas, o que supera as projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 166,3 milhões de toneladas.

O crescimento é impulsionado pelo aumento da área plantada, que deve atingir 47,47 milhões de hectares, e pela recuperação da produtividade média, projetada em 3,63 toneladas por hectare.

“Os principais estados produtores devem apresentar avanços significativos em comparação à safra anterior”, diz a AgResource.

Assim, a consultoria projeta que os quatro principais produtores da oleaginosa no Brasil devem encerrar a safra 2024/25 da seguinte maneira (em milhões de toneladas):

  • Mato Grosso: 50,49
  • Rio Grande do Sul: 21
  • Paraná: 20,84
  • Goiás: 19,10