PR, MA, TO, BA E MT

Safra de soja no Paraná deve superar os números anteriores; confira a colheita pelo Brasil

Apesar dos desafios climáticos e fitossanitários, a soja no Brasil mostra avanços, com previsões de superação das metas de produção

soja, grão, paranaguá, complexo soja
Foto: AEN

A safra de soja 2025 avança em diversas regiões do Brasil, com a colheita em andamento nos principais estados produtores. O Paraná, a Bahia, Mato Grosso e outros estados apresentam diferentes realidades e desafios nesta temporada. Confira as atualizações sobre o andamento da colheita e o desenvolvimento da soja no país:

A soja no Paraná

O relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), emitido na última semana, aponta que o Paraná já colheu mais de 570.000 hectares de soja, o que representa 33% da área total cultivada. O número marca um avanço de 10 pontos percentuais em relação à semana anterior.

No campo, ainda restam aproximadamente 3,8 milhões de hectares a serem colhidos, com destaque para a região Sul do estado, onde se concentra cerca de 40% da área ainda a ser colhida. No Norte do Paraná, cerca de 35% da soja ainda não foi colhida.

Em relação às condições das lavouras, 77% da área é considerada boa, enquanto 20% apresenta condições médias e apenas 4% está em condições ruins. Apesar da previsão de quebra de 4% em relação à estimativa inicial de produção, a previsão de 21,3 milhões de toneladas ainda é 15% superior à safra de 2023/24.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Bahia: ferrugem asiática e colheita

Na Bahia, um caso de ferrugem asiática foi confirmado em uma lavoura no município de Correntina, no Oeste do estado, pela Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (Aiba). Felizmente, o aparecimento foi tardio, o que reforça a importância do monitoramento e controle fitossanitário. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária afirmou que, apesar do caso confirmado, os produtores não precisam se preocupar com grandes perdas.

Em relação à colheita, o ritmo se intensificou nas últimas semanas, mesmo com chuvas que causaram atrasos. A Aiba estima que já foram colhidos cerca de 190.000 hectares. As áreas monitoradas recentemente apresentam produtividades entre 66 e 85 sacas por hectare, superando os números registrados no mesmo período da safra anterior, que variaram entre 62 e 76 sacas por hectare.

Colheita de soja avança no Maranhão

No Maranhão, a Aprosoja do estado informou que 10% da safra já foi colhida, com projeções ainda positivas. A boa notícia é que não há registros de pragas ou doenças nas lavouras, o que tem colaborado para a continuidade da colheita.

Produtividade no Tocantins

No Tocantins, a colheita já alcançou 19% da área plantada, um avanço de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. A Aprosoja do estado relata que a produtividade está em aproximadamente de 60 sacas por hectare, dentro da média esperada para a safra. No entanto, a preocupação é com o escoamento da safra, que deve ser intensificado nos próximos 30 dias, conforme a colheita se aproxima da fase final.

Colheita em MT

Em Mato Grosso, a colheita da soja também tem avançado a um ritmo acelerado. O estado registrou o maior avanço semanal da safra de 2025, com 21,5 pontos percentuais a mais. No momento, metade da área total de 12.661.000 hectares já foi colhida.

Contudo, a comparação com o ano passado mostra que, nesta mesma época, já havia sido colhido 65% da produção, um número superior à média histórica das últimas cinco safras para este período, que é de 53%, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).