LOGÍSTICA E INCLUSÃO

Acordo entre Correios e ministérios deve facilitar distribuição de produtos da agricultura familiar

Parceria também visa inclusão digital e social de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e comunidades tradicionais

Correios assina acordo com MCom e MDA e coloca logística a serviço da agricultura familiar
Foto: Albino Oliveira/MDA

Os Correios assinaram, nesta quarta-feira (19), um acordo de cooperação técnica com o Ministério das Comunicações (MCom) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Objetivo é o de promover a produção de produtos da sociobiodiversidade e da agricultura familiar consumidos para fins alimentício, cosmético e farmacêutico.

A formalização aconteceu durante a 6ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), em Brasília, com a presença de Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, e dos ministros Juscelino Filho (MCom) e Paulo Teixeira (MDA), além de outras autoridades.

Logística e inclusão digital

A parceria visa fortalecer a inclusão digital e social de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e comunidades tradicionais.

“Os Correios estão presentes em todos os municípios e podem contribuir significativamente com a agricultura familiar. Queremos disponibilizar soluções logísticas eficazes e, futuramente, criar uma vitrine virtual no nosso marketplace para impulsionar a comercialização desses produtos”, destacou Fabiano Silva dos Santos, presidente da estatal.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou a importância da conectividade no campo. “A inclusão digital é um direito de todos. Esse acordo permitirá ampliar o acesso à tecnologia e melhorar a vida de quem produz no campo.”

Já o ministro do MDA, Paulo Teixeira, destacou o impacto social da iniciativa: “Facilitar o acesso digital nas zonas rurais é essencial para manter as famílias no campo e fortalecer suas atividades produtivas.”

Ações previstas no acordo

O compromisso entre os Correios e os ministérios prevê diversas iniciativas, incluindo:

  • Desenvolvimento de soluções logísticas para facilitar a comercialização da produção rural
  • Promoção da excelência e inovação na distribuição de produtos da agricultura familiar
  • Viabilização do transporte eficiente para aumentar a competitividade do setor
  • Ampliação da conectividade digital nas zonas rurais.

Parceria com agricultores familiares na Bahia

Em dezembro de 2023, os Correios estabeleceram uma parceria estratégica para impulsionar a agricultura familiar na Bahia. Em colaboração com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e o Governo do Estado da Bahia, a estatal passou a operar a logística de envio de produtos para todo o Brasil. Assim, os envios são realizados de duas formas:

  • Correios Log+: Os produtos são armazenados no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas de Salvador (CTCE Salvador), onde são separados, embalados e entregues ao consumidor final.
  • Envio direto pelos produtores: Agricultores podem despachar seus produtos diretamente nas agências dos Correios, facilitando a comercialização no interior do estado.

De acordo com o Governo do Estado, a parceria simplifica o acesso dos pequenos produtores ao mercado nacional, reduz custos logísticos, agiliza entregas e melhora a competitividade dos produtos. “Além disso, contribui para a sustentabilidade econômica das comunidades rurais, permitindo que os agricultores familiares aumentem sua margem de lucro e ampliem suas vendas”, diz o comunicado estadual baiano.

“Essa iniciativa reforça o compromisso dos Correios com o desenvolvimento rural, consolidando sua atuação como um elo estratégico entre produtores e consumidores de todo o país”, diz a estatal, em nota.