A Bolsa informou também que estabeleu para o pregão desta segunda, dia 6, 20% como novo limite de baixa para acionamento do mecanismo conhecido como circuit breaker.
“Na hipótese de o Ibovespa atingir esse limite de baixa, será acionado o Circuit Breaker, ficando as negociações suspensas até as 16h30min. Nesse caso, haverá 30 minutos de negociação sem regra de acionamento do Circuit Breaker, ou seja, até as 17h”, informa o comunicado da Bovespa.
Também nesta segunda, o Banco Central anunciou que vai vender mais dólares, por meio da operação de swap cambial (contratos que trocam o rendimento em juros pela oscilação do dólar). Por meio dessa operação, a instituição assume posição vendedora em câmbio e comprada em juros. Ou seja, se o dólar subir, o mercado ganha; se os juros subirem, quem ganha é o BC.
O vencimento da operação será no dia 3 de novembro deste ano. Serão vendidos 41.600 contratos. O Banco Central não informou quanto pretende vender. O anúncio foi feito depois da forte alta do câmbio na manhã de hoje, que levou o dólar a ultrapassar R$ 2.