A primeira atividade dos chineses foi na superintendência regional do Ministério da Agricultura em Porto Alegre (RS). Os técnicos participaram de uma reunião que durou mais de duas horas. Os brasileiros querem ampliar o comércio entre os dois países. De janeiro a setembro deste ano, a China comprou mais de US$ 7 bilhões em produtos do agronegócio brasileiro, quase o dobro do que foi negociado no mesmo período de 2007.
? Nossas exportações estão concentradas com a Rússia e precisamos garantir outros mercados diante da atual crise financeira mundial para ter sustentabilidade na suinocultura no Rio Grande do Sul ? afirmou o superintendente regional do ministério, Francisco Signor.
Este ano, a China pulou do terceiro lugar para o topo da lista dos países que são destino para as exportações do agronegócio brasileiro. A missão que chegou esta semana ao país fica até a próxima quinta, dia 23. Depois do Rio Grande do Sul, o grupo visitará outros cinco Estados.
? Estamos avaliando nestes primeiros dias o sistema de defesa sanitária no Brasil. Vamos avaliar como ele está funcionando no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e ao longo dos outros dias visitaremos laboratórios que controlam resíduos e também estabelecimentos de abate e processamento de carne suína ? adiantou o chefe da Divisão de Sanidade de Suínos do Departamento de Saúde Animal, Alberto da Silva Junior.