Governo vai investir em estoques de grãos para garantir abastecimento

Em meio à crise econômica, a prioridade é impedir o aumento de preços ao consumidorAmeaçado pelo risco do aumento da inflação, o governo decidiu investir nos estoques de grãos. Em meio à crise econômica, a prioridade é impedir o aumento de preços ao consumidor.

Nos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estão estocadas 600 mil toneladas de arroz, 260 mil toneladas de milho e 600 mil sacas de café. Para o ano que vem, a expectativa é de que, com o aumento da safra de trigo, também haja aquisição do produto. A meta é chegar a 2010 com estoques da ordem de seis milhões de toneladas.

? Nós temos estoques suficientes para alimentar a população brasileira. Nós estamos tomando as precauções e cuidados para que, se a crise financeira se alastrar para a economia real e tiver danos na agricultura mundial, o Brasil tenha solução para alimentar a sua população ? afirma o diretor de Gestão de Estoques da Conab, Rogério Colombini.

Especialistas acreditam que, com a crise financeira, os estoques de grãos vão cair em quase todo o mundo. Nos Estados Unidos, maior produtor mundial de milho, o aumento do consumo e a produção de etanol já têm diminuído o nível nos armazéns. Aqui no Brasil a situação é diferente.

Para o economista Ricardo Castanheira, o aumento da área plantada na última safra e a queda nas exportações, motivada pela baixa do dólar, favorecem a formação de estoques públicos, pois boa parte dos produtos fica no mercado brasileiro. Proporcionalmente, os estoques brasileiros de milho, já são maiores do que os americanos. Fator positivo para garantir abastecimento interno para enfrentar o atual cenário de incertezas. Mas risco para a renda do produtor:

? O Brasil é um dos poucos países no mundo que ainda tem muita área para abertura de plantio. Então esse é um fator que beneficia o Brasil. O que a gente precisa é ter mais políticas voltadas para a área agrícola, para favorecer a exportação e produzir com qualidade.